Nobel prepara nova compra e acentua diversificação

Controlador de uma das maiores redes de livrarias do País, o grupo Nobel se prepara para acentuar a diversificação de suas atividades. Em maio, o grupo vai lançar um shopping virtual, canal de vendas pela internet juntará lojas online de marcas que atuam no varejo, mas ainda não vendem pela rede. Os preparativos para o novo portal ocorrem ao mesmo tempo em que se acertam os detalhes para lançamento de uma rede de centros comerciais, inspirados nos modelos americanos de shopping de vizinhança.

O grupo planeja ainda realizar ao menos mais uma aquisição neste ano. Em 2008, a Nobel comprou, por R$ 36 milhões, 60% da Golden Services, empresa dona das marcas Sapataria do Futuro e Costura do Futuro. As duas redes prestam serviços de consertos de sapatos e reformas de roupas e têm mais de 300 lojas no Brasil e exterior. A criação das redes Zastras e Nobex – braços do grupo que atuam nos mercados de brinquedos e papelaria, respectivamente também fez parte desse processo de diversificação.

No comércio tradicional, a Nobel prevê inaugurar três centros comerciais, todos no município de São Paulo. As unidades já estão com locais definidos e em fase de venda de espaços. As inaugurações ocorrerão depois de uma fase de reconhecimento desse mercado por meio de uma unidade em Taubaté (SP), que já está em operação. As marcas do grupo farão parte dos empreendimentos, mas a iniciativa estará aberta a parcerias com outros varejistas.

Com quase 70 anos de vida, o processo de expansão do grupo começou com a compra do Café Donuts, em 2007. “Percebemos que tínhamos aptidão e conhecimento sobre o mercado de franquias e resolvemos investir em marcas que tinha potencial nesse segmento”, disse Sérgio Benclowicz, diretor de compras do grupo. O executivo afirma que 80% dos negócios de uma rede de franquias são comuns entre si. “Para administrar uma marca, independentemente do segmento, a mesma estrutura de administração é utilizada”.

Nem todos os processos de diversificação da empresa renderam bons resultados. A Nobel chegou a fechar parceria com a rede Gimba para entrar no mercado de atacarejo. A ideia era lançar lojas da Nobex que competissem com a rede Kalunga, especializada em venda de material de escritório e que atua no modelo de atacarejo, mas a falta de interesse de empresários em abrir filiais do novo modelo não levou o negócio adiante. A marca Nobex continua, mas com o perfil de papelaria de varejo.

O shopping virtual, ao qual a Nobel também passará a se dedicar, é um passo em um ramo em que outras empresas naufragaram – caso, por exemplo, do Banco Real, que lançou em 2002 o shopping virtual Qualivillas, fechado três anos depois. “Mas a experiência pode render bons frutos”, afirma Mauricio Kigiela, especialista em e-commerce e diretor do Site Blindado, empresa de segurança na internet que pertence à Ideiasnet, companhia que compra participações em outras empresas. “A ação do grupo é uma maneira de reforçar a confiança que os consumidores têm na marca. Como a Nobel já é conhecida no mercado, o usuário irá se sentir seguro para fazer uma compra online”, disse.

Mesmo com os percalços, o grupo não mudou a estratégia de expansão – e o shopping virtual está entre suas prioridades para 2010. “Já temos grandes redes interessadas em participar da iniciativa e estamos estudando algumas propostas de sociedade”, afirma Benclowicz. As parcerias serão anunciadas em dois meses.

A Nobel nasceu em São Paulo, em 1943, por iniciativa de imigrantes italianos. Atualmente, o grupo possui mais de 500 lojas distribuídas em todo o País e também exterior. Para este ano, a previsão é que mais 77 unidades sejam inauguradas.