Santo André lança o novo “Selo Amigo”

A Prefeitura de Santo André, região metropolitana de São Paulo, aproveitou o Dia Nacional do Consumidor, anteontem (15/03), e lançou a campanha “Selo Amigo do Consumidor”. Segundo a prefeitura, esta é uma ação inovadora, criada pelo Departamento de Defesa do Consumidor/Procon Santo André, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos. O intuito é prestar reconhecimento às empresas que adotam boas práticas na relação com seus clientes. A partir de agora Santo André também terá uma “lista positiva” de empresas, que será publicada juntamente com a “negativa”, que reúne reclamações diversas.

O lançamento ocorreu no Teatro Municipal, com Ana Paula Satcheki, diretora do Procon de Santo André, que explicou o seu funcionamento. Os critérios foram estabelecidos juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa) e a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Procon de Santo André divulgou recentemente o balanço de atividades em 2009. Contabilizou, no ano, 17.149 atendimentos. Deste total, 4.569 correspondem a reclamações fundamentadas, casos em que houve necessidade de abertura de processo administrativo a fim de resolver o impasse por meio de audiência de conciliação. “A maior parte do total de atendimentos consiste em esclarecimentos de dúvidas e resolução de problemas de forma amigável, por meio de uma ligação telefônica à empresa que é alvo de queixa, por exemplo. Mas o número de reclamações fundamentadas cresceu 53,8% no ano passado em relação a 2008”, explica a diretora Ana Paula Satcheki.

O Relatório de Reclamações Fundamentadas de 2009 mostra que os setores financeiro, formado por bancos e operadoras de cartão de crédito, de telecomunicações (telefonia e TV a cabo), e de fornecimento de energia elétrica e serviços de saúde continuam campeões de insatisfação da clientela. No setor de telefonia fixa e móvel, as reclamações mais recorrentes referem-se ao não-cumprimento de ofertas, insuficiência de informações acerca dos pacotes ofertados e outros.