Alshop apoia ações de shoppings em prol do consumo sustentável e no combate ao aquecimento global

No mês em que ações visando a preservação do meio ambiente estão em destaque, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) ressalta a importância dos centros de compras na criação de atitudes sustentáveis para o varejo de shoppings, e aprova a adesão de diversos empreendimentos ao movimento global “A Hora do Planeta, que será realizado no próximo dia 27 de março, entre 20h30 e 21h30, quando pessoas em todo o mundo apagarão suas luzes, em apoio à campanha. O evento é promovido pela organização não-governamental WWF.

Atualmente, novos projetos de empreendimentos estão incorporando formas de maior preservação ao meio ambiente e de consumo sustentável de recursos naturais. E os que já estão em funcionamento investem em ações que visam reduzir o consumo de água, como programas de reuso e reaproveitamento de água; instalação de sanitários com descargas econômicas; entre outros mecanismos. Tendo em vista as tarifas cobradas pelos Estados, o consumo de água tratada e sua reutilização tornaram-se estratégicos para a competitividade do setor.

Outros centros de compras também apostam na execução de projetos baseados no uso da arquitetura renovável, a partir de alterações feitas em sua estrutura, paredes, revestimentos, colocação de vãos internos que permitem a entrada da iluminação externa no interior do empreendimento, aumentando para o cliente a sensação de estar andando em um complexo a céu aberto.

Com a escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede dos jogos olímpicos de 2016, alguns shoppings da capital fluminense já preparam-se para atender as exigências e responsabilidades, a fim de obterem um melhor aproveitamento da água, sendo uma medida benéfica aos lojistas, pois terão uma redução do valor condominial, já que o consumo de água será menor.

“O futuro do varejo está totalmente ligado a sustentabilidade, e o uso responsável da água e de outros recursos naturais por parte de shoppings e lojistas acabam envolvendo todo o setor, sendo bom para os centros de compras que podem aproveitar a oportunidade para elaborar diversas ações de marketing sobre o tema; sem contar na economia que todos os empreendimentos terão. E esta “A Hora do Planeta” é mais um passo importante rumo a plena consciência ambiental”, comenta o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.

Sobre a Alshop

No ano em que completa 16 anos de existência, a associação firma-se como principal entidade representativa do varejo de shopping e elo entre lojistas, empreendedores, poder público e demais segmentos da economia, visando o fortalecimento e a capacitação do setor.

Criada em novembro de 1994 e presidida desde então pelo administrador de empresas Nabil Sahyoun, a entidade é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), conta com 17 mil associados no Brasil, e representa hoje cerca de 95 mil empresários nos 711 shoppings instalados no País.

Por meio da Alshop, os associados contam com uma rede de benefícios que inclui assessoria jurídica; como assessoria jurídica, acesso a informações dirigidas, fornecedores e prestadores de serviços homologados à entidade, envio de exemplares da associação, concessão de descontos em alguns eventos promovidos pela Alshop, tudo visando um maior desenvolvimento e integração entre os profissionais varejistas.

A entidade dispõe ainda de efetivos canais de comunicação impressos e eletrônicos, como a tradicional Revista Alshop Notícias, além do Portal Alshop (www.alshop.com.br), interativo, dinâmico, com informações diárias e atualizadas sobre todos os acontecimentos de destaque do varejo, e contando ainda com a participação de empresários e executivos do setor em geral, encabeçando discussões de interesse do segmento.

Informações para Imprensa
Thiago Paes
Assessoria de Imprensa Alshop
Assoc. Bras. de Lojistas de Shopping
Tel. (11) 3284-8493 Cel. (13) 9772-5859
imprensa@localhost