QUI!CARD: solução eficiente que devolve dinheiro das compras

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Além do “plástico”, Qui!Group oferece uma solução de pagamento eficiente que contribui para a educação financeira e devolve parte das compras – em dinheiro!

No Brasil desde 2014, a Qui!Group tem uma missão especial: oferecer a melhor opção de cartão pré-pago para os seus clientes e parceiros. Mas não é tão simples quanto parece, até porque cartão é cartão e muitas empresas e organizações já têm essa oferta.

O grande "plus" dos cartões emitidos pela QUI!CARD é o conjunto de soluções que vêm junto com eles. Além da possiblidade de incrementar o relacionamento e a fidelização de clientes, promover a inclusão financeira de uma grande fatia da população que ainda não tem conta corrente e acesso ao crédito, atuar na educação financeira da população e a eliminar custos (com mensalidades ou anuidades) a Qui!Group têm uma rede de 20 mil conveniados – entre lojas, oficinas , postos de gasolina, locadoras, restaurantes, profissionais liberais e outros serviços – que participam da Rede VoltaQUI!.

QUI!CARD

Ao utilizar o cartão nessa rede de afiliados, o consumidor obtém o "cashback". Ou seja: recebe, de volta, em dinheiro, uma parte do valor gasto – que pode ser utilizado em uma nova compra (que originará mais cashback, se realizada na Rede VoltaQUI!) ou sacado em um caixa eletrônico.

“Na verdade nossa proposta de valor não tem um paralelo no mercado com o mesmo conjunto de benefícios”, avalia Massimo Tiso, CEO da Qui!Group, que considera a Receita Federal, com a “nota fiscal paulista”, seu principal concorrente.

A empresa nasceu na Itália, em 1989, operando o segmento de ticket refeição. Com a expansão no negócio, chegaram ao universo das soluções de pagamento. Em seguida, entraram também no segmento de fidelização. A vinda para o Brasil surgiu como mais uma etapa dessa expansão.

Para saber mais sobre o modelo de negócios, serviços e produtos, conversamos com Tiso ao telefone. Confira os principais trechos dessa entrevista.

Por que escolheram o Brasil para a expansão da empresa?

O Brasil é um continente. Se compararmos com a Itália, essa percepção fica ainda mais evidente: lá, são 58 milhões de pessoas enquanto no Brasil são 207 milhões de pessoas. Mas não foi só isso. Nosso estudo de expansão detectou um grande número de brasileiros "desbancarizados" (aqueles que não possuem conta corrente em um banco) enquanto existe uma oportunidade importante de contribuir com a educação financeira da população. Isso pode ser detectado, inclusive, com dados como o de cartões de crédito cancelados no país. Só em 2017, foram 15 milhões. Esses cancelamentos aconteceram principalmente pelo alto endividamento que ocasiona a inadimplência dos consumidores. Nesse sentido, vimos a oportunidade de oferecer produtos e serviços diferenciados: o cartão pré-pago contribui para o controle financeiro e permite que esses e outros milhões de consumidores possam fazer parte da digitalização do mercado.

Massimo Tiso

Quais são os diferenciais da Qui!Group em relação ao mercado?

O Cash Back é a nossa principal vantagem e diferencial em relação à concorrência. Nosso produto, o cartão pré-pago white label co-branded, é apenas uma parte da solução integrada de pagamento. Com ele, o consumidor pode realizar compras em qualquer lugar do mundo – pois é um cartão Mastercard Internacional – mas, se optar por utilizar o cartão em um dos 20 mil estabelecimentos conveniados ao nosso circuito VoltaQUI!, ele recebe uma parte do valor da compra de volta. Esse dinheiro é incorporado ao saldo existente no cartão e pode ser reutilizado onde o cliente quiser, quantas vezes quiser.

Não é um voucher promocional ou um daqueles cupons, que só podem ser utilizados em determinado período de tempo, em uma loja específica, numa única compra. Não! O dinheiro é reintegrado ao saldo e, se a nova compra for realizada em um dos pontos do “VoltaQUI!”, irá gerar mais cashback. O valor também pode ser sacado em um dos caixas da rede Banco24horas.

Qual é a porcentagem “devolvida” ao consumidor?

Essa porcentagem varia de 1% a 20%, de acordo com o tipo de estabelecimento. Estudo feito pela Defesa ao Consumidor Itália, onde atuamos em co-brand com 270 marcas, diz que quem utiliza de 40 a 45% da renda mensal na rede VoltaQUI!, ao final do ano terá recebido valor c ompatível a um salário em cashback. Ou seja: aumenta a própria potência econômica em 10 ou 15%, faz o próprio dinheiro valer mais.

O sistema faz parte de um projeto maior para melhorar o orçamento do consumidor e educação financeira, já que permite ao consumidor escolher onde comprar de olho nos benefícios que receberá depois. Uma das minhas funcionárias diz que o resumo da nossa solução é: mais arroz e feijão no final do mês. E essa expressão faz todo sentido, especialmente se olharmos para a população média do Brasil, que recebe salários em torno de R$ 1500 .

Qual é o custo para ter acesso ao Cashback? E em quanto tempo o cliente recebe esse “estorno”?

Não cobramos mensalidade ou anuidade. O único investimento são os R$ 14,90 na aquisição do cartão. O cliente paga apenas pelos serviços que utilizar do cartão. Assim que o cliente acumula R$ 30 reais em cashback, o dinheiro é disponibilizado imediatamente no saldo do cartão.

Se comparado às taxas praticadas, é um valor baixo. Imagine que alguém paga de R$ 5 a R$ 7 mensais da taxa de anuidade, chegará ao final do ano com uma despesa de R$ 60 a R$ 84. Nós não queremos lucrar com essas pequenas taxas. Queremos promover o uso, estimular os consumidores a resgatarem o bônus do cashback e terem uma ferramenta que auxilie no controle de gastos. Nossa solução traz empoderamento para aqueles que estão desbancarizados ou com restrição de crédito.

A digitalização do mercado – internet, carteira digital, e-commerce e etc – convida os consumidores a fazerem parte desse universo. Como ele faz para comprar uma viagem em promoção na internet se não tem cartão de crédito? Poderia utilizar o boleto bancário, porém a transação precisa ser confirmar em dois dias – se houver algum imprevisto no meio, a pessoa perde a reserva.

Ao adquirir o cartão aQUI! CARD o consumidor faz o download do nosso aplicativo e pode acompanhar todas as transações. Nosso app é muito semelhante aos aplicativos bancários, permite transferência entre cartões, pagamento de contas e outros.

E para os empresários – lojistas e de shopping centers: quais as vantagens na parceria com o Qui!Group?

Nossa atuação no B2B2C possibilita fornecer aos clientes dos shoppings ou dos lojistas o cartão com a marca deles – o que contribui para a divulgação da marca e estreita o relacionamento com o cliente. Ele também pode utilizar os benefícios da nossa solução integrada para engajar os clientes por meio das plataformas web/app pelo sistema de geolocalização. Também ganha a fidelização do consumidor, pela frequência do uso espontâneo.

No caso dos shopping centers, será possível incrementar o relacionamento com os lojistas, propondo ações de marketing e vendas customizadas. Se o shopping lança uma promoção, por exemplo, pode incentivar os consumidores a fazerem compras ou utilizarem serviços daquelas marcas que toparem ser parte da Rede Volta aqui.

Outro exemplo interessante: os cartões pré-pagos podem ser utilizados no pagamento de comissões, premiações, bônus e outros benefícios para os funcionários.

E as empresas tem duas opções distintas: uma é fornecer um cartão "pessoa física", em nome do colaborador, e creditar esses valores – nesse caso, o funcionário ganha recebe o cash back.

Já nos cartões corporativos, é possível fornecer aos colaboradores um valor para gastos esporádicos ou indeterminados (o caso do "caixa", presente em quase todas as empresas). Esse valor pode ser creditado facilmente pelo aplicativo em apenas sete segundos. Mas, o cashback retorna para a empresa. O cartão corporativo, além de mitigar fraudes, também irá otimizar o tempo de conferência, reembolsos e outros.

Nossa verdadeira meta é entrar no mercado em parceria com diversas marcas sendo que a nossa marca não irá aparecer – apenas a dele.