Franchising cresce 9,4% no 1º trimestre de 2017

~

O balanço do setor de franquias referente ao 1º trimestre deste ano foi divulgado com crescimento de 9,4%, alcançando R$ 36,98 bilhões. As áreas que apresentaram o maior faturamento foram Saúde, Beleza e Bem Estar; Serviços e outros negócios; Casa e Construção. O setor de Hotelaria e Turismo registrou a maior ampliação, considerando que, no mesmo período do ano passado, amargou uma queda de cerca de 15% e, neste ano, já aponta um crescimento de 31%, sinalizando uma excelente recuperação. Já ao considerar o acumulado de 12 meses, o franchising também registra um crescimento de 8,8%. Apenas um dos setores não teve movimentação positiva que foi o de entretenimento e lazer, tanto neste primeiro trimestre quanto no acumulado de 12 meses.

Formatos

Outro dado interessante e importante, evidenciando uma mudança, é o número de abertura de lojas: 65,9% delas estão nas ruas e não em shoppings ou centros comerciais. Em relação à modalidade de operação, as lojas foram, de longe, a preferência dos empreendedores, representando 89,6% dos estabelecimentos abertos.

Os quiosques ocupam a segunda posição com 6,7%. Outro dado que chama muita atenção são as vendas por canais distintos: ao contrário do que o senso comum acredita, as vendas em lojas físicas são as que apresentam melhor desempenho, registrando uma elevação de quase 2%, além de ser a maioria absoluta em vendas, representando 95,1% das franquias. O setor de e-commerce corresponde apenas a 1,7% das vendas.

Outros números

O segmento já bateu a casa de um milhão de trabalhadores diretos, constatando que o crescimento dos números do faturamento e de abertura de novas franquias impulsiona uma queda no número de desemprego brasileiro que, segundo os IBGE, está em 13,7%.

Os dados evidenciam que o franchising brasileiro continua seguindo em franco processo crescimento e que, a cada dia, mais pessoas estão optando por abrir seu negócio investindo em uma franquia, uma opção lucrativa, testada e com a chance de erro muito reduzida.