Inteligência analítica

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Sabe como potencializar o seu negócio nas principais datas do comércio? Experimente novas tecnologias

O Dia dos Namorados se aproxima e muitos varejistas e shoppings já preparam promoções, ofertas e ações para atrair mais consumidores. Além de mexer com o lado afetivo e emocional dos clientes, é importante que haja organização e planejamento para essas datas do varejo, utilizando a inteligência da análise de comportamento dos clientes para criar a melhor experiência e alavancar as vendas.

E a tecnologia aparece como grande contribuinte nesses momentos. "Dispositivos para monitoramento de tráfego, por exemplo, conseguem medir índices de conversão, atratividade, frequência, entre outros indicadores sobre o comportamento do cliente dentro de um estabelecimento comercial. Todos esses indicadores permitem que as estratégias de venda sejam direcionadas de forma certeira para os mais diversos tipos de consumidores", afirma Walter Sabini Junior, sócio fundador da FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo.

Ele afirma que, durante as sazonalidade, grande parte do público está a procura de presentes para familiares e amigos. Assim, a tecnologia ajuda a mapear o comportamento de compras durante o ano todo, auxiliando nas estratégias para as grandes datas promocionais.

"Uma vitrine com itens relevantes e preços competitivos é fundamental para atrair um cliente para dentro da loja. Por isso, a taxa de atratividade mensurada durante o restante do ano mostra ao gestor o resultado de diferentes estratégias de produtos e valores, permitindo colocar em prática nas semanas que antecedem grandes datas" diz.

O especialista elenca o mapeamento dos hot zones como principal ferramente à disposição dos varejistas e funcionários das lojas. "Os insights são diversos, e os lojistas que compreenderem a importância estratégica do uso de analytics em seus estabelecimentos terão mais chances de entregar uma experiência de compra diferenciada, garantindo, assim, um relacionamento melhor com seu público e até mesmo a fidelização desses consumidores para as datas comemorativas seguintes", resume.