Encontro de Negócios do Artesanato

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Produtos artesanais e oportunidades de negócios com a Índia são destaque em feira em São Paulo

Nesta qunta-feira (23/03), no Espaço Hakka na Liberdade em São Paulo, começou o Encontro de Negócios do Artesanato 2017. O evento reúne fornecedores indianos de produtos dos setores de vestuário, acessórios da moda, móveis, decoração e bijuterias. A entrada é restrita aos lojistas, fabricantes, importadores e empresários brasileiros que gostariam de realizar negócios.

A Índia é, hoje, a sétima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal e a terceira maior do mundo em PIB medido em Paridade de Poder de Compra e possui mais de seis milhões de artesões em seu país. Feiras como esta são normais e recorrentes na capital do país, segundo o diretor da Export Promotion Council for Handicrafts, Sr. Sushil Kumar Agrawal: “A importação e exportação estão crescendo muito na Índia em comparativo com a China. Esse tipo de feira acontece principalmente na nossa capital, Nova Deli, quatro vezes por ano – em Fevereiro, Abril, Julho e Outubro – com um investimento de trilhões de dólares em todos eles”, afirma Agrawal.

Com cinco mil anos de uma história rica e cheia de componentes, o setor de artesanato por conjuntar muitos setores – têxtil, bijuterias – é um dos que mais lucram na Índia. Além disso, mantêm a tradição de passar de geração para geração a arte de “fazer a mão”. Os produtos já são atualmente exportados para países como Argentina, Chile e Uruguai – e agora querem conquistar os brasileiros.

“Além de criar muitos empregos em nosso país, ele gera muita exportação pra nós. Por mais que o Brasil ainda não seja um mercado muito conhecido para nossos exportadores, já vimos que é um mercado muito bom, com uma grande população de classe média e que têm muito valor para nós”, afirma a cônsul geral da Índia no Brasil, Abhilasha Joshi. Ela completa: “Temos muitos produtos lindos, específicos e trabalhados, esperamos que seja um bom início destes negócios com o Brasil aqui na feira, não só para nossas exportações, mas para permitir ao brasileiro conhecer nossa gama de produtos”.

Novos negócios: Brasil x Índia

Com rodadas de negócios de até meia hora, pré-agendadas nos dois dias da feira, empresários brasileiros mostram interesses nos produtos expostos na feira. Como é o exemplo da empresária confeccionadora de alpargatas, Paula: “Um amigo meu soube da feira e me recomendou, pois sabia que eu estava procurando novos produtos para aumentar a gama do meu empreendimento. Hoje em dia, confecciono alpargatas com juta, e gostaria de colocar a venda outros itens, como uma bolsa de Juta, que é o que este vendedor indiano fornece.”

No final os dois lados saem ganhando com uma parceria positiva e duradoura, a oportunidade de conhecerem e promoverem os novos produtos que sem a feira não gerariam essas oportunidades de novos negócios.

“Espero bons negócios a partir da feira, estamos aqui pra mostrar pro Brasil o que fazemos e a qualidade dos nossos produtos. Podemos oferecer muito mais do que podemos mostrar aqui, mas minha maior expectativa é o contato com os brasileiros”, avalia o empresário, Ashish Garg da A.G Fashion, loja de roupas exclusivas e artesanal.