Dia Internacional do Consumidor

~

Data que surgiu para proteger os direitos dos consumidores é usada como a primeira liquidação do ano nos centros comerciais

Comemorado há 34 anos no dia 15 de março, o Dia Internacional do Consumidor movimentou o calendário de ações promocionais dos centros comerciais e promete ficar pra trás em promoções apenas da Black Friday. A data surgiu com o objetivo de proteger e propagar a luta e o conhecimento sobre os direitos do consumidor – a partir de um discurso do presidente americano John Kennedy em 1962.

As ações começaram timidamente nas lojas físicas, no início desta década e, desde 2014, o Buscapé elegeu a data como a primeira liquidação do ano no e-commerce.

Durante 24 horas as promoções acontecem e em algumas lojas, se estende por toda a semana.

"Em pouco tempo a data transformou-se em uma das mais importantes para o varejo eletrônico brasileiro. Em faturamento diário, só perde para a Black Friday. O consumidor espera encontrar preços convidativos nos produtos de maior valor agregado, por isso a Ebit estima esse aumento no valor do tíquete médio", diz Pedro Guasti, CEO da Ebit.

Previsões e Expectativas

Cinco mil lojas virtuais participam da super promoção e, o faturamento estimado pela Ebit é de R$ 265 milhões – alta de 18% em relação ao ano passado. As categorias mais desejadas pelo consumidor são: eletrônicos, eletrodomésticos, informática, telefonia, celulares, cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais.

A expectativa é que as marcas ofereçam descontos de até 50% e faturamento atinja R$ 49,7 bilhões – crescimento de 12% em relação ao anos passado.