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Pesquisa realizada com 192 centros comerciais do Brasil mostra que a maioria optou por não realizar atrações no mês de carnaval
Apesar de algum dos Shoppings terem investido promoções e atrações para atrair mais clientes no mês de carnaval, a pesquisa Orange Paper, realizada pelo GS Group, afirma que apenas 22% dos centros de compras tiveram essa iniciativa.
Destes, a maioria optou por atividades focadas no público infantil, esquecendo que o perfil de consumidor que mais precisa de realizar compras nessa época são os jovens e solteiros. Fernando Gibotti, diretor de inteligência da empresa, avalia tal posicionamento como “inadequado”, já que os empreendimentos perdem a oportunidade de aquecer as vendas num período em que faltam eventos atrativos para o comércio.
O Carnaval é a principal data do calendário cujo entretenimento está na sua essência. Ao decidir não investir no carnaval o shopping mostra que está desalinhado com seu próprio futuro”, afirma Gibotti. Ele lembra que a primeira grande data do varejo é o Dia das Mães, apenas em maio, e completa dizendo: O varejo deve aproveitar todas as oportunidades para aumentar vendas, mas os shopping centers estão ignorando o potencial do Carnaval”, diz.
Público-alvo
Uma parcela significativa de ações para o Carnaval está focando nas crianças. Segundo o Orange Paper, 24% dos shoppings que realizam ações de Carnaval criaram programações para o público infantil. Gibotti afirma que este pode ser outro erro cometido pelos centros de compras, já que a data é propícia para o consumo de outra faixa de público. “O Carnaval atrai compradores de artigos ligados à beleza e à aparência e nesta época do ano quem mais busca esses itens são jovens solteiros, que necessitam comprar roupa, perfume e outros artigos para a festa de Carnaval”, finaliza.

