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O 1º Meeting de Marketing da Alshop, realizado na manhã de 27 de abril na sede da Publicis, em São Paulo, mostrou que mudar é o melhor caminho para conseguir novos resultados. Conduzido pela Vice-Presidente de Mídia da agência, Miriam Shirley, o evento contou com a participação de cerca de 30 profissionais de marketing de empresas de varejo, shopping centers e da própria Alshop, e tratou da importância e relevância do marketing digital nas ações.
Miriam abordou tópicos como Lealdade, Execução e Inovação e reforçou que não é necessário um grande investimento financeiro para obter resultados: muitas vezes, é mais importante ter ousadia e ser assertivo para chegar ao público que se deseja. Ela usou o exemplo da Michelin e dos anúncios feitos em páginas de previsão do tempo, lembrando que os usuários daquela página viajam em busca de sol e aventura nos finais de semana – e precisam conferir as condições dos pneus antes de pegar a estrada. “Usem a criatividade para fazer o seu dinheiro valer mais nesse momento de crise”, advertiu a executiva.
Para tal, ela sugeriu o cruzamento de mídias para a inserção de anúncios – mesclar os virtuais com outros em mídias acessíveis, como anúncios em jornais gratuitos e mobiliários urbanos, por exemplo. “O smartphone é a segunda tela durante todo o dia, por isso é válido usar os adwords no Facebook e no Twitter”, ressaltou. E observar a geolocalização antes de definir os veículos que receberão as inserções. “Dependendo do seu público, vale a pena fazer anúncio em uma rádio ou em outra, porque a audiência muda de um bairro para outro e até pelo streaming”, lembrou.
Millenials
A especialista lembrou que os varejistas devem focar as suas ações digitais nos Millenium. Geralmente lembrados como os nascidos entre o final dos anos 1970 e 1990, a geração Y é grande consumidora digital, heavy user de internet e tem um comportamento cibernético capaz de influenciar toda a família. “E é justamente esse comportamento que deve ser avaliado e não, exatamente, a faixa etária”, alertou Miriam. Mais do que efetivar as compras pela internet, eles têm no mobile a principal mídia – tendo no Facebook e no WhatsApp as principais ferramentas de comunicação e de informação. “Os Millenium são a base para chegar às outras gerações”, ressaltou. Assim, é imprescindível ter site mobile, com search, aplicativo e compatível para vídeos.
Miriam apresentou cases de clientes da Publicis, como Heineken, Carrefour e Centauro e abriu espaço para perguntas e comentários dos presentes, evidenciando o clima de bate papo do meeting.
Cases
Julia Spengler, Coordenadora de Marketing da Khelf, lembrou da eficiência do e-mail marketing, ainda uma das principais ferramentas de marketing utilizada: “tem um custo baixo e bom resultado”, disse. “Isso se deve à assertividade dos dados. Há muitos meios de trabalhar com pouco investimento e ter resultados efetivos”, complementou Miriam.
Já a Gerente de Marketing do Tietê Plaza Shopping, Fátima Santos, contou uma ação realizada para atrair fluxo em 2014, em parceria com o Waze. “Inserimos anúncios dos nossos cinco restaurantes no aplicativos, que eram enviados quando os usuários estavam na Marginal Tietê, nas proximidades do Shopping. O usuário que mostrasse o anúncio, ganhava um brinde especial. Tivemos uma participação interessante do público”, avalia.
Esse evento mostra que é possível aproximar as pessoas e fazer igual ao Habib´s, que é um dos nossos clientes: todo mundo se ajudando!” finaliza Miriam. Quem perdeu a oportunidade, não fique triste: Miriam Shirley será uma das palestrantes do Brasilshop 2016! A Alshop também realizará outra edição do Meeting de Marketing em novembro.
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SOBRE A ALSHOP:
Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).

