COMO CRESCER NA CRISE?

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Como crescer na crise? Uma das dúvidas que mais preocupam o varejo brasileiro, especialmente em shopping centers, gerou um painel no 1º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping. Comandado pelo coordenador do Centro de Excelência em Varejo da FGV, Jacques Gelman, contou com a participação do CEO da Petz, Sergio Zimerman; do presidente da Cybelar, Ubirajara Pasquotto; do presidente do Grupo Trigo Franquias, Tom Leite e do presidente da Cielo, Rômulo Dias.

“Esse painel se comprometeu a compartilhar com todos os presentes as ações e eventos de empresas extremamente expressivas e líderes em seus mercados e que enfrentam, com galhardia, as dificuldades desse momento de crise”, avaliou Jacques Gelman.

Variáveis: focar no que pode ser mudado

Sergio Zimerman abriu a sua fala com uma provocação, chamando à reflexão do papel como varejistas no cenário atual. “Sinto-me culpado e negligente em não ter postura de manifestação anos atrás, quando as coisas estavam boas, e nós víamos que o Governo só aumentava os gastos sem investir em infraestrutura”, ponderou. E continuou: “Depois de vários ciclos de crescimento, existem os períodos de ajuste. E é nesses momentos que buscamos eficiência e tentamos fazer a lição de casa. Precisamos a aprender fazer isso quando o vento estiver favorável, também”.

Em seguida, sugeriu aos administradores presentes dividirem as ações em variáveis controláveis ou não, e usar a energia naquilo que se pode fazer de concreto dentro das empresas. Nesse sentido, as ações da Petz estão relacionadas ao ajuste de despesas, de forma a não ter que cortar os investimentos necessários. “Quando você investe em lojas vocês está construindo uma coisa para o futuro”, reiterou Zimerman.

Energia e inovação: cultura operacional

Tom Leite apresentou um estudo de desempenho do setor de alimentação, do IFB (Instituto de Food Service Brasileiro), que reúne as empresas do Grupo Trigo, KFC, Habib´s, Patroni e outras. “O setor de alimentação é o último a ser impactado pela crise e, se Deus quiser, será o primeiro a se recuperar quando sairmos desse momento”. Leite afirmou que o setor está, sim, sentindo os efeitos da crise econômica, entretanto a cultura do Grupo Trigo inclui a cultura de crescimento de alto impacto, que gera valor aos franqueados, acionistas, colaboradores e clientes – e o resultado é um crescimento projetado de 11% em 2016, atrelado à abertura de 45 lojas das 3 marcas (Spoleto, Domino´s e Koni).

O executivo também apresentou quatro pilares fundamentais para a manutenção do crescimento do grupo: Cultura, Gestão de Custos e de Despesas, Desenvolvimento e Fortalecimento de Avenidas de Crescimento e o Fortalecimento do Sistema de Franquias. Leite ainda questionou a burocracia e o excesso de leis brasileiras, que onerou em R$ 2 milhões o sistema de delivery comprado pelo grupo por exigir diversas adaptações, e revelou a admiração por outros executivos presentes ao simpósio.

Experiência para o consumidor

O presidente da Cybelar comentou que a rede, com presença mais expressiva em ruas do que em shoppings, está passando pelo momento mais delicado de sua história, sentindo a retração do mercado consumidor. “Não existe perspectiva de que esse segmento volte a se fortalecer ao nível que já esteve antes”, lamentou. Mas lembrou a apresentação de Daniel Zanco e sugeriu a criação de novas alianças e o reforço de alianças antigas. “Temos que buscar parceria e compartilhar resultados”, resumiu. “O nosso grande exercício é transformar o momento numa busca de solução, oferecendo ao cliente uma experiência melhor por meio de tecnologia e a inovação”, declarou.

Dias fez uma consideração sobre a indústria, afirmando serem “estruturais” os desafios atuais para o segmento onde atua. Segundo ele, anteriormente as empresas estrangeiras tinham até oito anos para se adaptar e, agora, isso precisa ser feito de imediato. “Não pode haver mudanças cognitivas entre o que eu falo e o que eu faço”, recomendou à plateia, mostrando que a gestão e a liderança são indispensáveis para o sucesso da organização em qualquer cenário.

O painel teve boa repercussão entre os presentes, como o Charles Krell, do Grupo Iguatemi: "Sensibilizou a todos com informações, exemplos, exposição de idéias e alternativas e mais. Passou a visão da força do varejo brasileiro, apresentando alternativas de rotas", ponderou. "Gostei do painel pois além dos debatedores a plateia também pôde contribuir com argumentações, e todos os pontos abordados foram interessantes", avaliou Robson Santos, da AD Shopping.

SOBRE O EVENTO:
O 1º Simpósio e o Nacional de Varejo e Shopping foi realizado nos dias 1º e 2 de abril, no Conrad Punta del Este Spa & Casino por iniciativa da Alshop. O evento reuniu cerca de 150 executivos de alto escalão das principais marcas de varejo brasileiras. E contou com a participação do presidente da Apex-Brasil, David Barioni; do Vice-governador do Estado de São Paulo, Dr. Márcio França; do Secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia; do presidente da Abrasce, Glauco Humai; da presidente do IDV, Luiza Helena Trajano e do presidente do CNDL, Honório Pinheiro, entre outras autoridades.

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SOBRE A ALSHOP:
Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).