A CONTRIBUIÇÃO DO VAREJO EM UM PAÍS EM TRANSFORMAÇÃO

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O varejo é um dos principais empregadores do Brasil, tendo responsabilidade na geração de renda e riquezas tanto quanto os outros setores. Mas, de que maneira essa responsabilidade pode contribuir para o momento de transformação pelo qual o país passa? Essa pergunta foi a tônica do painel “A contribuição do Varejo em um país em Transformação”, durante o 1º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, realizado pela Alshop em Punta del Este entre 31 de março e 3 de abril.

Com a palavra, três empresários com visões diferentes, mas que convergem na crença de que é possível superar a crise: Flávio Rocha, CEO da Riachuelo; Alvaro Vieira, CEO da GrandVision by Fototica e Artur Grynbaum, presidente do Grupo O Boticário. O mediador do painel foi o jornalista Ricardo Boechat, que há dois anos participa dos eventos da Alshop.

Coube a Rocha imprimir o tom dominante à apresentação, com sua exposição sobe a crescente sobrecarga tributária e burocrática imposta pelo setor público ao setor produtivo. A síntese da palestra, endossada pelos demais painelistas, exaltou a importância do livre mercado como força determinante na solução de conflitos e demandas da sociedade.

O executivo ilustrou os efeitos da ação do Estado, que comparou à uma carruagem sobre os cavalos encarregados de puxá-la, nominados de agentes produtivos. “O peso dessa carga tem aumentado incessantemente a despeito de qualquer fator potencialmente inibidor. O maior exemplo da hipertrofia é o peso da carga fiscal no PIB brasileiro, que saltou de 22% para 37% em menos de três décadas. A simples manutenção do patamar anterior, se restabelecido hoje, mudaria radicalmente a realidade da nossa economia”, avaliou Rocha.

Alvaro Vieira trouxe uma palavra menos emocional aos lojistas, valendo-se da condição de observador externo. Executivo de multinacional e nascido no Chile, ele avalia a crise a partir de uma perspectiva global e acredita que não há razão para diagnósticos alarmistas. “As dificuldades e os agentes que a provocam são temporárias, enquanto as condições do país mostram-se favoráveis, com um mercado de 200 milhões de consumidores, instituições sólidas, liberdade política e ausência de conflitos essenciais, como os causados pelo extremismo religioso ou o político”, ponderou Vieira.

Seu conselho aos mais de 150 empresários brasileiros presentes na plateia foi no sentido de projetarem horizontes para o médio e longo prazos.

Na mesma linha, Artur Grynbaum chamou a atenção para o potencial do mercado interno, terceiro maior do mundo no segmento que ele atua, e, como Vieira, deu peso à importância de um planejamento para além da crise de hoje. O executivo também revelou números do grupo, com significativa expansão nos últimos anos. “É importante não penas como se 2016 fosse nosso limite. Quem congelar as expectativas e o planejamento nesse horizonte curto não estará bem posicionado para avançar quando as coisas melhorarem. E elas vão melhorar!”, afirmou.

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SOBRE A ALSHOP:

Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).