PANORAMA E REFLEXÕES SOBRE O VAREJO

~

Muito especula-se sobre a atual situação do varejo nacional, os reflexos da crise econômica e da instabilidade política nos resultados do segmento. E, para encerrar os boatos e especulações que a Alshop apresenta, no 1º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, dois estudos inéditos sobre o setor.

O primeiro, realizado em parceria com o Ibope Inteligência, elucida as dúvidas sobre a vacância em shopping centers, e informa o índice atual, os tipos de empreendimentos mais afetados por ela e os fatores que contribuem para a ocupação total de um shopping center. “O encontro promovido pela Alshop será uma excelente oportunidade para tirarmos a palavra crise do nosso vocabulário e começarmos a pensar em estratégias para vencer os desafios dos próximos anos”, pontua Márcia Sola, Diretora Executiva de Shopping, Varejo e Imobiliário do Ibope Inteligência. Ela apresentará o painel “Panorama atual de varejo e shopping”, no dia dois de abril, às 10h15.

Na sequência, Daniel Zanco, CEO do Universo Varejo, apresentará o painel “Varejo em Shopping: uma reflexão sobre o setor”. Com mais de 20 anos de experiência no varejo, Zanco abordará a maneira como os lojistas enxergam os shopping centers, a qualidade dos recursos e dos funcionários dos shoppings como pontos importantíssimos para o sucesso do empreendimento e os custos que mais atrapalham o desenvolvimento da parceria efetiva entre empresários e administradores de shoppings.

"O setor de Shopping Center está pressionado por diversos movimentos relacionados ao nosso cenário econômico atual, mas também por mudanças no comportamento do consumidor, que tem mudado seus hábitos de compra. Soma-se a isso o aumento da concorrência com novos empreendimentos e diversos novos formatos", resume o consultor de varejo. “As respostas que resolviam os problemas do passado não mais garantirão êxito nesse momento de mudança”, complementa ele, afirmando que apresentará, em seu painel às 11h do dia 2 de abril, os seis novos vetores que pontuam o sucesso de um shopping center.

Varejo e Shopping em debate

Com o objetivo de debater abertamente as adversidades que permeiam o varejo em shopping, surge o 1º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, realizado em Punta del Este, no Conrad Hotel, de 31/03 a 03/04. Um projeto de interesse comum, que reunirá e promoverá o desenvolvimento do setor. Confirmaram presença mais de 150 proprietários, presidentes e executivos de redes de varejo, shoppings, administradoras de shoppings e fornecedores do setor, representando aproximadamente 100 marcas e 20 administradoras de shopping center.

Também estarão presentes os presidentes de várias entidades representativas do varejo, como UNECS (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços), IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Abras (Associação Brasileira de Supermercados), ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil), Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) será representado pelo Secretário de Comércio e Serviços, Marcelo Maia. Ele abordará assuntos para impulsionar o crescimento do varejo brasileiro. Entre os outros temas em debate, estarão os fóruns de discussão sobre os desafios e as oportunidades no setor; a internacionalização de marcas brasileiras; a desburocratização e a retomada do crescimento do mercado de shopping.

Agenda:

1º SIMPOSIO NACIONAL DO VAREJO E SHOPPING

De 31/03 a 03/04

Conrad Punta del Este Resort & Casino

Rbla. Claudio Williman Parada 4, Punta del Este 20100, Uruguai

SOBRE O EVENTO

O 1º SIMPÓSIO NACIONAL DO VAREJO E SHOPPING será constituído por três pilares:

TRANSPARÊNCIA – Os aspectos que são ligados a ética e governança corporativa: relação Shopping Center X Lojista

TRIBUTOS – Um amplo estudo da indústria do varejo com o objetivo de questionar o governo na esfera estadual, municipal e federal, sobre a desburocratização do setor.

SOCIAL – O Shopping Center e a Cidade: melhorar o entendimento e consolidar o equipamento shopping como um bem de uso social, um grande centro de lazer e entretenimento para as cidades.

Além disso, pretende criar uma agenda comum para os próximos 10 anos do setor varejista de shopping center.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Claudia Hanser – claudia.hanser@localhost – (11) 4871-3952

Daniela Santos – daniela.santos@localhost – (11) 4871-3961

SOBRE A ALSHOP
Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).