O Grand Plaza Shopping, de Santo André, no ABC paulista, ficará ainda maior. A partir deste mês de abril, o empreendimento começa oficialmente sua expansão, a quarta na história. Com término previsto para outubro de 2012, a obra aumentará a Área Bruta Locável (ABL) de 63 mil m² para 74 mil m². Já a área construída passará de 88,4 mil m² para 143 mil m². Com investimentos de R$ 95 milhões, a expansão colocará o Grand Plaza no ranking dos maiores shopping centers do país.
Liderado pelo Fundo de Investimento Imobiliário Grand Plaza Shopping, cujo cotista majoritário é a Cyrela Commercial Properties (CCP), o projeto prevê aumento de 15% no fluxo de público. Em termos financeiros, as melhorias devem incrementar a receita em 25%, elevando o faturamento anual para aproximadamente R$ 720 milhões.
Fisicamente, a expansão irá resultar na construção de um prédio, horizontal, com dois pavimentos e conectado à atual estrutura. O espaço terá quatro novas lojas âncoras, 90 lojas satélites e boulevard gastronômico com quatro restaurantes, com mesas internas e serviços. No total, devem ser gerados mais de 700 empregos.
As lojas âncoras que irão ocupar espaço na nova expansão já estão definidas: Renner, Riachuelo e Fast Shop, além da Centauro, que atualmente já opera no shopping, mas passará a integrar a nova área em outro formato de loja. Com isso, o Grand Plaza complementa um mix já formado por outros reconhecidos players do varejo (Extra Hipermercados, C&C Casa e Construção, C&A, Casas Bahia, Pernambucanas, Ponto Frio, Marisa, Kalunga, Mc Donald´s e Burger King, entre outros).
A expansão do Grand Plaza tem como uma das estratégias atrair marcas que agreguem e fortaleçam ainda mais a qualidade e a diversidade do mix de lojas atual. Hoje, já são aproximadamente 250 operações que atendem predominantemente as classes AB, que no Grand Plaza correspondem, segundo a mais recente pesquisa da Ibope Inteligência, a 76% do fluxo de público. De acordo com a área de comercialização, a expansão tem encontrado grande receptividade do mercado em geral, assim como o interesse de lojistas já instalados no empreendimento e dispostos a ampliar sua participação.
Além de incorporar novas marcas, ampliar oportunidades para lojistas e conveniência para clientes, a nova expansão oferecerá ainda mais conforto. Uma das mais importantes novidades é a construção de um deck park, com 634 vagas cobertas e outras 549 não cobertas. Assim, a área de estacionamento passará a contar com total aproximado de três mil vagas.
Em termos de entretenimento, embora o Grand Plaza já ofereça uma das maiores áreas de lazer da região, com 7 mil m², incluindo dez salas de cinema (Cinemark), Playland, Labirinto Games, Dragon Bowling (boliche), entre outras atrações, a área de eventos será ampliada, permitindo receber novas atrações e oferecer mais conforto aos milhares de clientes que anualmente frequentam eventos temáticos e diferenciados promovidos pelo Grand Plaza Shopping.