Uma tendência no ramo de centros de compras é a instalação de shoppings de descontos, mais conhecidos como outlets e uma das líderes do setor, depois de empresas como a BR Malls e Multiplan, por exemplo, é a General Shopping, que percebeu esse filão, tanto que ontem anunciou a construção de seu segundo mall nesse modelo, localizado em Goiás, com previsão de entrega para 2012. A Outlet Premium terá capacidade de abrigar 80 lojas, e ficará na cidade de Alexânia, em Goiás. A região faz parte do importante eixo Goiânia – Anápolis – Brasília e fica a menos de uma hora da capital federal.
Com mais de 121 mil m², o Outlet de Goiás tem capacidade para abrigar 2 mil vagas de estacionamento. O shopping de desconto terá o mesmo conceito do Outlet Premium São Paulo, localizado na cidade de Itupeva, interior paulista, também da General.
A General Shopping terá 100% na participação e administração do Outlet Premium do centro-oeste, e em junho do ano passado o grupo ampliou sua participação na Outlet em Itupeva, quando adquiriu mais 20% do shopping. O valor da transação foi aproximadamente R$ 15 milhões e deixou o grupo com 50% do empreendimento e Área Bruta Locável própria (ABL) de 8.858 m².
Lojas para atender esse novo segmento é que não falta, de acordo como professor de Economia da Fundação Santo André, Mario Peixoto, partir para shoppings especializados em outlet é uma tendência das grandes marcas, principalmente pelo aumento da margem de lucro com a venda direta “Ainda não há números exatos quanto a outlets no Brasil. Estudos indicam temos hoje mais ou menos 500 dessas lojas de roupas e calçados, dentro e fora de shoppings”, afirmou o acadêmico, que estima um crescimento de 25% ao ano, analisando o crescimento no faturamento das empresas que aderiram ao sistema de outlet.
“Atualmente, todas as principais marcas do mundo da moda têm o seu espaço de comercialização do estoque de coleções passadas, entre elas Cori, Zoomp, Ellus, Levis e Rosa Chá. E partir para um ambiente de shopping e sair dar ruas é uma tendência para os próximos anos no Brasil”, diz. O acadêmico estima ainda que o faturamento anual do segmento deve ficar na casa dos R$ 360 milhões por ano, com clientes concentrados mais nas classes A e B. “O outlet, ou ponta de estoque, é a grande cartada da classe B, que continuará consumido produtos de qualidade, em mais quantidade, sem perder o gosto pela marca”, disse ele.
Quem também está se firmando no segmento de shoppings com desconto é a Construtora São José, tradicionalmente conhecida por construir imóveis de alto padrão, o grupo quer se consolidar no ramo das outlets. Recentemente, a construtora anunciou R$ 85 milhões na construção do complexo Platinum Outlet, na cidade de Novo Hamburgo (RS).
O novo empreendimento localizado próximo ao cruzamento da Rodovia BR-116 com a Rodovia RS-239 tem inauguração prevista para 2012. “O projeto caminha a todo vapor, em breve devemos fazer o lançamento oficial do Platinum Outlet”, adianta o diretor da Divisão de Shoppings Centers da Construtora São José, Arthur Gorenstein. O novo empreendimento também deve contar com a visita anual de 2,5 milhões de turistas, principalmente na temporada de inverno quando visitam as cidades de Gramado, Canela, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, entre outras. “As rodovias permitem acesso rápido de potenciais consumidores das cidades de Novo Hamburgo, Estância Velha, São Leopoldo, Campo Bom, Dois Irmãos, Portão, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Cachoeirinha em menos de trinta minutos”, enumera Arthur Gorenstein, da São José.
O Platinum Outlet estará numa área de 176,7 mil m² de terreno e terá inicialmente 125 lojas numa área de 20,09 mil m² de ABL (área bruta locável). Ao todo, a estrutura contará com 1238 vagas para automóveis, restaurantes, praça de fast-food e e lojas satélites.