Brasilshop – Congresso Internacional do varejo | Edição São Paulo

O primeiro dia de BRASILSHOP contou com um grande público e teve inicio com o Ex-Ministro Delfin Netto, onde falou sobre “Do Milagre Brasileiro aos Dias de Hoje”.

Em seguida o economista e apresentador do programa Mahattan Connection palestrou o tema “A Década do Varejo” e para finaliza a manhã, o jornalistas Ricardo Boechat comandou a bancada com o Alessandro Veronezi, presidente do General Shopping, Renato Rique, presidente da Aliannsce Shopping Centers, João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM e com o CEO da REP, Thiago Lima e juntos discutiram “Shopping Center: Para Onde Vamos?”.

Logo após o almoço a turma da moda subiu ao palco com Andrea Bisker, Diretora da WGSN América Latina, Giuliano Donini, Diretor Presidente da Marisol e Teddy Paez, Diretor de marketing da Victor Hugo e por 1 hora o tema Retail, Fashion and Beyond foi abordado.

O publicitário Hugo Rodrigues, da agência Publics, trouxe ótimos exemplos de como a marca pode conversar com seu cliente e como Transformar Seus Consumidores e Propagadores e fez com que os participantes repensassem em suas ações de marketing.

A última palestra foi com o americano Erik Qualman, autor do Best Seller “Socialnomics” onde falou sobre a importância de não só estar nas mídias sociais, como também participar e interagir tanto com sua marca como consumidor.

O conteúdo didático deste primeiro dia do congresso abordou temas e assuntos de importância para a gestão de empresas varejistas e contou com a participação de importantes conferencistas na apresentação de cases e modelos de gestão.

O segundo dia do BRASILSHOP teve inicio com dois palestrantes que motivaram o público logo pela manhã, Edmour Saiani, diretor da Ponto de Referencia e Mario Ponci, diretor de expansão e relações institucionais da Chilli Beans deram exemplos de como motivar os funcionários, como fazer algo novo, algo diferenciado para empresa e com isso fazer a marca crescer e se destacar no mercado.

George Hommer, presidente da Retail Design Institute Brasil, subiu ao palco no 2º painel do dia para falar sobre Designer e citou importantes exemplos de vitrines e interiores de espaços de sucesso no mundo.

Em seguida, Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, junto com João Apolinário, presidente da Polishop, Álvaro Jabur, presidente da Camisaria Colombo e o Secretário do Comércio e Serviço, Mauricio Lucena do Val, discutiram Os Grandes desafios do Varejo e as vendas em multicanais, taxas de impostos e a preocupação de tantos consumidores para tantos shoppings que estão sendo construídos foram assuntos em pauta.

A tarde começou com a palestra de Ozires Silva, fundador da Embraer, ex-presidente da Petrobrás e ex- Ministro que contou suas experiências e os desafios de ter produtos e serviços inovadores para ocupar novos espaços no varejo e no final foi aplaudido de pé pelos presentes.

O tema Gestão Eficiente do Condomínio, foi de grande interesse pelos participantes e Eduardo Oltramari, Superintendente do Shopping Total transmitiu muita credibilidade com o assunto e foi muito elogiado no final de seu painel.

Já no fim da tarde, última palestra do dia e do evento Michael Strong, Co-Fundador e membro diretor da Conscious Capitalism trouxe o tema Capitalismo Consciente onde expos a ideia que cada empreendedor envolva paixão, vibração e entusiasmo na sua empresa, de forma a engajar os funcionários e clientes no negócio. Nesse contexto, o lucro não é a meta final e que nesse tipo de negócio, os funcionários precisam tornar-se multiplicadores dos valores da empresa, que deve dar a eles autonomia, maestria e propósito para que continuem em suas funções.

O BRASILSHOP terminou com todos presentes querendo mais e já esperando sua 14º edição. O evento teve a finalidade de capacitar os representantes varejistas e contribuiu para a formação de empreendedores e profissionais presentes que pretendem ingressar no mercado, além de ser uma oportunidade de reciclagem profissional e pessoal.