O aumento da renda e a procura cada vez maior por refeições fora de casa têm alterado o perfil do consumidor brasileiro. Atualmente, os shoppings não representam apenas espaços para o consumo de bens, mas também são alternativas cada vez mais procuradas de locais para fazer as refeições diárias e até aproveitar o happy hour com os amigos. A procura dos investidores, inclusive, já começa a concorrer em igualdade e até superar a busca por lojas de vestuário, acessórios e calçados.
Segundo um levantamento feito em 2012 pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado (IPDM), 55% dos clientes que vão ao cinema nos shoppings também frequentam a praça de alimentação e a média de gasto no espaço é de cerca de R$ 13,00.
Atentos a essa realidade, os shoppings Curitiba e Estação se anteciparam e começaram a reformar espaços e a investir no setor. Para se ter uma ideia do quanto ele é importante para os negócios, somente das 12h às 14h, o Shopping Estação recebe 25% do fluxo de pessoas total de um dia. No Curitiba esse índice atinge os 26%.
Em junho de 2009, o Shopping Curitiba criou o Largo Curitiba, um espaço onde o cliente desfruta de refeições diferenciadas ao som de um repertório variado, formado por artistas da música instrumental.
Já o Shopping Estação, desde o início do ano, está ampliando a capacidade da praça de alimentação do espaço, que passará a ter mais de 1.600 lugares após a conclusão da reforma, prevista para o segundo semestre deste ano. Atualmente, os dois empreendimentos contam com quase 40 operações cada, entre restaurantes, lanchonetes, quiosques, bares e cafés.

