Entretenimento lidera crescimento do varejo no Brasil.

De acordo com a pesquisa, o faturamento de uma lista de 14 itens com foco em entretenimento – que inclui brinquedos, calçados esportivos, games, TVs de tela fina, notebooks e smartphones – aumentou 5,5% no ano passando, chegando a R$ 61,3 bilhões. Já as vendas de bens duráveis como um todo tiveram elevação de apenas 1,8% em 2012, ficando na casa de R$ 97,4 bilhões.

“Praticamente todas as categorias que formam a cesta de entretenimento vêm apresentando crescimento. Existe sim uma evolução mais acelerada para esse segmento, fazendo com que ele ganhe cada vez mais importância, impulsionado especialmente pelas vendas de brinquedos e itens de alta tecnologia”, afirma Simone Aguiar, Gerente de Unidade de Negócio Varejo da GfK.

Segundo a empresa, entre todas as 75 categorias pesquisadas foi a de Games que apresentou o maior crescimento entre 2012 e 2011, com 133% de expansão. Outros segmentos com crescimento elevado foram as fritadeiras elétricas (86%), os tablets (85%) e os cortadores de cabelo (81%).

Em termos geográficos, a região com maior crescimento foi o Nordeste, com 8%, seguida pelo interior de São Paulo, com 5%. Esta,aliás, se tornou principal local do país em termos de faturamento total, responsável por 19% do total de vendas. O interior de São Paulo perde espaço para a capital apenas na cesta de entretenimento. Nesta, a maior cidade do estado representa 25% da receita do país.

Outra tendência apontada pela GfK é o crescimento das lojas generalistas, um setor que inclui hipermercados, lojas de departamentos e e-commerce sem loja física. O segmento teve elevação de 19,5% em seu faturamento, enquanto as lojas especialistas tiveram queda de 2% em sua receita no ano passado. Com o resultado, as lojas generalistas ganham espaço dentro dos canais de vendas, já sendo responsáveis por 22% das vendas no país.