Conheça as marcas mais valiosas do varejo brasileiro em 2013.

A Natura é a marca mais valiosa do varejo no país, com valor de quase 4 bilhões de dólares, segundo o relatório anual Best Retail Brands 2013 (melhores marcas de varejo), da consultoria internacional de branding Interbrand.

O estudo, divulgado hoje, traz pela primeira vez marcas brasileiras. O ranking prossegue com a Renner, quase oito vezes menor que o primeiro lugar, e avaliada em 500 milhões de dólares. O primeiro lugar mundial é do Walmart, com valor de marca de 141 bilhões de dólares.

Entre os critérios de avaliação, a consultoria observa o monitoramento das necessidades dos consumidores, cultura de resposta eficiente e experiência de marca, entre outros.

1º. Natura – 3,9 bilhões de dólares

2º. Renner – 512 milhões de dólares

3º. Casas Bahia – 382 milhões de dólares

4º. Lojas Americanas – 361 milhões de dólares

5º. Extra – 319 milhões de dólares

6º.Hering – 212 milhões de dólares

7º. Pão de Açúcar – 187 milhões de dólares

8º. Havaianas – 167 milhões de dólares

9º. Pontofrio – 147 milhões de dólares

10º. Magazine Luiza – 136 milhões de dólares