Com um crescimento de 8,2% em relação ao ano anterior, a Boiron, líder mundial na fabricação e vendas de medicamentos homeopáticos, com sede na França e atuação em mais de 80 países – inclusive o Brasil, encerrou 2012 com o faturamento global superior a 566 milhões de euros, de acordo com o balanço de resultados da multinacional divulgado esta semana.
Apesar da crise europeia, a Boiron conseguiu alavancar o faturamento em 11,5% na França, o que equilibrou a queda de 0,3% nas vendas no restante dos países europeus. Um pouco mais afastado da recessão e com grandes perspectivas de reaquecimento econômico, o mercado da América do Norte faturou 45 milhões de euros, um crescimento de 18% comparado ao ano anterior.
Ricardo Ferreira, diretor geral da Boiron para o Brasil, ressalta a importância do mercado brasileiro para a companhia. “Os fortes investimentos da empresa no Brasil nos últimos anos comprovam que o País é cada vez mais estratégico para a Boiron. Desde 2009, ano a ano, a empresa vem dobrando a atuação no mercado brasileiro”, declara o executivo.
O crescimento da Boiron em países fora do eixo Europa-América do Norte foi de 38,9% em 2012, sendo que 70% foi o crescimento da filial brasileira. “Após três anos de comercialização dos medicamentos da Boiron no Brasil, conseguimos consolidar cada vez mais a presença no país e fortalecer os nossos medicamentos como uma opção terapêutica segura e eficaz para médicos, farmacêuticos e pacientes” explica Ferreira.
A empresa, que possui um portfólio de mais de 250 especialidades e 3 mil substâncias unitárias registradas, opera no Brasil com três medicamentos, que são comercializados em drogarias por todo o País. Só em 2012, o Oscillococcinum, indicado para prevenir e tratar os estados gripais, registrou um crescimento de 55%, e o Sédatif PC, que auxilia no tratamento da ansiedade, um crescimento de 40%. O outro medicamento é o Stodal, um auxiliar no combate à tosse, que apresentou 56% de crescimento em 2012.

