Com a chegada do Natal, shopping centers de todo o país investem na criação de experiências diferenciadas para atrair o consumidor. Para isso, as estratégias mais comuns são os altos investimentos na decoração, que ajudam a chamar a atenção dos visitantes, além de gerar um clima agradável para o consumo. As expectativas das administradoras são altas: a previsão da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) é de que o volume de vendas aumente em 15% no período de final de ano. Isso justifica o investimento que alguns shoppings realizam. Localizado no Rio de Janeiro, Barra Shopping investiu R$ 5 milhões nas ações do período, incluindo promoção e decoração do seu espaço.
A Abrasce se baseia nos dados do IBGE para calcular suas previsões. De acordo com o instituto, a massa salarial do brasileiro aumento nos últimos três meses para R$ 3,1 bilhões, um acréscimo de 8,5% em relação a 2011. Com mais dinheiro no bolso, o consumidor deve gastar mais neste Natal. O Barra Shopping, da Multiplan, espera por um volume 10% maior tanto de fluxo de pessoas quanto em vendas. No Morumbi Shopping, também da Multiplan, a expectativa é de receber 90 mil pessoas por dia. O Botafogo Praia Shopping tem previsões ainda mais otimistas: aumentar em 17% as vendas e em 11% o tráfego de clientes em relação ao mesmo período no ano passado.
A principal data do varejo nacional também faz com que lojistas e administradoras realizem uma série de promoções e sorteios para atrair a atenção dos visitantes. Todos os shoppings procurados pelo Mundo do Marketing estão promovendo ações desta natureza. Alguns estão incluindo as mídias sociais em seus concursos, além do tradicional sorteio de cupons, como o Barra Shopping que tem uma promoção exclusiva para o online.
Experiência transforma espaços em atrações para a família
Todos os shoppings da BRMalls também realizam sorteios de automóveis e outros prêmios de grande valor. Porém, a estratégia do grupo não está mais centrada nestas ações e sim na criação de uma experiência única para o público. “As promoções de shopping se tornaram muito parecidas. Virou commoditie sortear carros ou itens similares. Por isso a decoração é um diferencial. Ela ajuda a criar um clima e uma atmosfera única e isso tem um forte poder de atração para os consumidores. Há uma expectativa da parte deles por este visual natalino ao longo dos meses de novembro e dezembro”, explica Maria Fernanda, gerente de marketing do BRMalls.

