A Braspag, empresa que atua na autorização de pagamentos no comércio eletrônico, apurou que o volume de faturamento do varejo online no Brasil está crescendo 46% em relação ao ano passado, bem acima da expectativa inicial do mercado de 25% no crescimento.
“Os dados se referem ao segmento de varejo online, ou seja, venda de bens de consumo pela internet, não incluindo turismo (passagens aéreas)”, explica o CEO da Braspag, Gastão Mattos. A abrangência de segmentos é bastante vasta, desde lojas especializadas em verticais de moda, bebidas, livros, como lojas de departamentos diversos.
“Dada nossa alta participação no mercado, temos condição de consolidar métricas importantes de performance do e-commerce brasileiro, muitas vezes com acuracidade superior a muitas estimativas de pesquisa, que por serem amostrais podem ter uma ótica limitada ou taxa de erro acentuada”, comenta Gastão Mattos. Para ele, os números poderão ser ainda maiores por conta do incremento das compras de Natal.
O número de novos empreendimentos no varejo online é crescente. Para ilustrar, a base de clientes da Braspag aumentou 28% em 2012, comparada ao final de 2011.
Constituída em 2005 e adquirida pela Cielo em 2011, a Braspag é a empresa líder do mercado de Gateway de Pagamentos no Brasil, atuando nas principais lojas de e-commerce e call center da América Latina. Responsável por checar dados e autorizar a realização dos pagamentos no e-commerce brasileiro, a empresa processou 42 milhões de transações no ano passado e prevê 65 milhoes para 2012.

