As vendas em shopping centers brasileiros cresceram 5,06 % em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta segunda-feira (3) a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Shoppings de São Paulo sorteiam carros e viagens no Natal; veja promoções
Nos dez primeiros meses do ano, o setor acumula expansão de 8,68 % nas vendas, ainda abaixo da previsão da entidade, de alta de 12 % sobre 2011.
As vendas, entretanto, tendem a ser impulsionadas no período de festas de fim de ano, entre novembro e dezembro. A Abrasce estima crescimento de 15 % nas vendas no período de Natal, considerado a data mais importante para o varejo.
O segmento de lazer e entretenimento, com destaque para cinemas, foi o que mais cresceu em outubro, com alta de quase 12 % em relação ao mesmo período do ano passado.
A Abrasce informou também que a taxa de vacância –que representa a média dos espaços vagos nos empreendimentos– ficou em 1,65 %, o menor nível neste ano, segundo o comunicado.
Em 2012, até o início de dezembro, foram inaugurados 24 shoppings no país, número que deve chegar a 28 no fim do ano. Para 2013, estão previstas 48 inaugurações.

