Segmento de shoppings movimenta Fusões e Aquisições no mercado interno

O setor de Shopping Centers no Brasil registrou sete fusões e aquisições (F&A) nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, somando 24 ao longo de todo ano de 2012, um aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram realizadas 15 transações. Os dados constam da Pesquisa de Fusões e Aquisições realizada trimestralmente pela KPMG. Vale destacar que o ranking inclui 43 segmentos de negócios, que juntos totalizaram 640 operações este ano, recorde histórico e resultado 5,6% maior que no último ano.

“O que mais chama a atenção no setor é o reflexo do mercado interno aquecido no número de transações do segmento, que ainda deve se manter alto também incentivado pela queda das taxas de juros e a consequente migração de investimentos atrelados a estas taxas para o segmento de Shopping Centers. Das sete operações, cinco foram domésticas, enquanto duas foram de empresas de capital majoritariamente estrangeiro adquirindo outras empresas de capital estrangeiro estabelecidas no Brasil (CB4).”, afirma Luis Motta, sócio da KPMG responsável pela pesquisa.

De acordo com Marcelo Luiz Ferreira, sócio da KPMG, o setor se mantém como o previsto. “O segmento de shoppings cresce junto com a população consumidora. Ao mesmo tempo, vemos grandes grupos se expandindo, buscando empreendimentos em várias cidades, não necessariamente nos grandes centros, o que justifica o número de transações domésticas”.