Em aulas, palestras, cursos e workshops, especialistas ressaltam a importância da inovação, que é fundamental para a sobrevivência das empresas, sobretudo as micro, pequenas e médias. Em segmentos como o de franquias, é comum observar empresas descrevendo seus negócios como inovadores. Mas, na correria do dia a dia, os empresários conseguem colocar este conceito em prática?
Foi este o desafio dos sócios Ricardo Althoff e Gabriel Costa. Com 14 anos de experiência em inovação, observaram a mudança de comportamento dos jovens brasileiros e o tempo que passam conectados à internet. Perceberam também um alto número de alunos que saíam das salas de aula com dúvidas. Desta experiência surgiu a ideia de criar um site que oferecesse reforço escolar pela web. Assim nasceu o Portal Seu Professor.
“Percebemos jovens cada vez mais conectados, e com mais dúvidas sobre os conteúdos. Tivemos a ideia de auxiliá-los a assimilar o conteúdo utilizando a internet e criamos o portal”, explica Althoff. Utilizado em escolas de Santa Catarina, logo o modelo passou a ser requisitado em outras partes do país. Surgia aí a ideia de crescer através de franquias, que se revelou bem sucedido. Em um ano de atuação, a rede conta com 51 unidades franqueadas e 32 mil usuários.
De acordo com Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria no desenvolvimento de negócios e franquias, inovar é um processo complexo, entretanto as franquias brasileiras estão no caminho certo: “não basta somente investir em tecnologia. É necessário trazer novidades para o negócio, como criar alternativas para nichos diferentes, conhecer bem o público e antecipar tendências. No Brasil, as franquias já se mostram mais próximas de um modelo nacional. Não predominam mais no mercado tantos modelos importados dos Estados Unidos e Europa”, avalia.
Criar um modelo inovador e nacional foi “nosso principal desafio foi formatar um produto alinhado com as novas tendências de consumo do nosso público. Não dispensamos o caráter humano – todas as respostas são personalizadas – mas procuramos trazer uma experiência nova para nossos usuários”, explica Althoff.

