Estudo prevê aumento de 182% no número de shoppings em 2012

Área bruta locável será de 1,5 milhão de m², de acordo com analista do Itaú BBA

O número de novos shoppings centers no Brasil deve aumentar 182% este ano, passando de 17 inaugurações em 2011 para 48 em 2012. Os dados são de um estudo feito pelo analista de pesquisa de renda variável da Itaú BBA, David Lawant.

A área bruta locável (ABL) deve crescer 206%, passando de 489 mil m² para 1,5 milhão de m². Em 2010, foram inaugurados 20 estabelecimentos, com uma ABL total de 405 mil m². David Lawant alerta, porém, que como os atrasos de obras são muito comuns neste setor, alguns lançamentos previstos para 2012 podem ficar para o ano que vem.

De acordo com o analista, o estudo foi feito com base nos dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), que foram então cruzados com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com análises do próprio banco. O objetivo do levantamento era descobrir se o cenário era de sobreoferta ou competição excessiva.
O estudo detectou, entre outras coisas, que há espaço para o aumento do número de shoppings centers em cidades com até 500 mil habitantes, devido ao crescimento da população e ao pequeno número de centros comerciais instalados nessas cidades atualmente.

Lawant afirma que nas cidades grandes é mais difícil construir novos shoppings, tanto pelo grande número destes empreendimentos quanto pela falta de terreno. De acordo com o analista, nos grandes centros a tendência é que apareçam novos formatos de shoppings, como os pequenos de luxo ou os outlets.

David Lawant é o responsável pela área de mercado imobiliário do Itaú BBA, banco de investimento do grupo Itaú Unibanco. O levantamento A consideration of growth strategies for brazilian shopping malls (Consideração sobre estratégias de crescimento para shopping centers brasileiros) foi feito para atender investidores institucionais e empresas com faturamento anual acima de R$ 150 milhões, clientes do Itaú BBA, que demandavam mais informações sobre o setor de shoppings.