Vendas no comércio uberlandense crescem até 11% no 1º semestre

As vendas no comércio de Uberlândia cresceram no primeiro semestre deste ano em relação às registradas no mesmo período de 2011. No Center Shopping, as comercializações nos seis primeiros meses de 2012 aumentaram 11%. E as lojas de rua também tiveram variação positiva. Segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, o aumento foi de 8% em média.

A alta de 11% no Center Shopping foi um pouco maior se comparada à verificada nos shoppings brasileiros. Eles tiveram, em média, elevação de 10,85% nas vendas, segundo o monitoramento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a TNS Research Internacional.

O presidente da associação dos lojistas do Center Shopping, Luís Alcino Mendes, afirmou que a tendência é as vendas continuarem crescendo e o segundo semestre fechar com mais de 11% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão da Abrasce é que os shoppings brasileiros fechem o ano com alta de 12% sobre o faturamento de 2011. “O Center Shopping está sempre abrindo novas lojas e o fluxo de consumidores tem aumentado”, disse.

Para Denise Basso, as ações realizadas pela sua loja de peças íntimas que funciona no Center Shopping e os preços dos produtos vendidos no local são os responsáveis pelo aumento das vendas no primeiro semestre. “Ações pontuais, como lançamento de vale-presente e de produtos novos a cada dois meses, fizeram as vendas crescerem”, afirmou.

Segundo o economista Leonardo Baldez, além de fatores apontados pelo setor, como segurança e estacionamento facilitado, também ajudaram na elevação das comercializações em shoppings o reajuste do salário das pessoas neste ano. “Com isso, quem não comprava determinados itens passou a consumi-los”, disse o economista, que apontou a alta salarial como motivo para o crescimento das vendas do comércio fora de shoppings também.

Novidades atraem consumidores

Para atrair o consumidor e, consequentemente, conseguir o aumento nas vendas como o obtido no primeiro semestre deste ano, os shoppings têm criado estratégias. Em Uberlândia, segundo o gerente de marketing do Center Shopping, Francisco Javier Planelles Gil, o estabelecimento tem apostado em novidades gastronômicas e em atrações, como feira do livro, para ter cada vez mais clientes.

Para Francisco Gil, é preciso investir em novas ações para que o público não se canse de ir ao shopping. “Variar os atrativos gera mais fluxo e, consequentemente, aumenta as vendas”, afirmou.