Investir em um negócio que ofereça segurança, com uma marca já reconhecida e projeto estruturado, é cada vez mais a opção escolhida por aqueles que buscam ter assegurados todo o recurso financeiro e tempo despendido.
Para empresários e futuros investidores que desejam conhecer as vantagens de uma franquia – sistema de vendas no qual o detentor de uma marca cede a outro o direito de explorá-la comercialmente – uma boa oportunidade é participar da 2ª Expo Franquias. O evento acontecerá nos próximos dias 29 e 30 de agosto, nas dependências do Shopping Cidade Sorocaba, em construção na Avenida Itavuvu, Zona Norte da cidade, com inauguração prevista para 2013.
No dia 29, a feira permanecerá aberta para visitação gratuita das 13h às 18h e, no dia 30, das 9h às 18h, no próprio estande de vendas do novo Shopping Cidade Sorocaba. Com o objetivo de estimular a abertura de novos negócios, o evento contará com a participação de agências franqueadoras, sendo sete delas já confirmadas. As empresas apresentarão mais de 100 marcas de diversos segmentos, como: alimentação, vestuário, lazer, cultura e serviços.
Sorocaba é pólo de uma área considerada “a bola da vez” pelos investidores. “Os municípios do interior paulista têm atingido um forte crescimento nos últimos anos, sendo regiões de interesse para as principais franquias do país”, afirma Nara Silvério, diretora de expansão da Sua Franquia, empresa participante da feira.
Uma realização dos grupos Comask, Factual, Tacla Empreendimentos, AD Shopping, W3R e AG Empreendimentos, o Shopping Cidade Sorocaba está entre os cinco maiores empreendimentos em ancoragem do país. No total, 80% das lojas já foram comercializadas e, na praça de alimentação, todos os 22 espaços disponibilizados foram negociados. Serão 11 lojas âncoras, 21 megalojas, 330 lojas médias, lojas de fast food e um restaurante, além de seis salas de cinema e uma expansão já em andamento e uma área exclusiva para o entretenimento das crianças e suas famílias, o espaço Criança Mania. Dentre as âncoras já confirmadas es tão: Centauro, Marisa, Riachuelo, Casas Bahia, Lojas Avenida, Ri Happy, C&A, Lojas Renner, Magazine Luiza e Pernambucanas. O estacionamento possui duas mil vagas, sendo 80% delas cobertas.
Muitas vantagens
Marcos Nascimento, diretor executivo da Cia de Franchising, outro grupo a participar do evento, explica que abrir uma franquia traz, de fato, mais segurança e rapidez à rentabilidade do negócio. “Como franqueado, o empreendedor tem suporte total da marca, desde a implantação da empresa, padronização dos produtos e serviços, treinamento do grupo, acesso a estratégias que já foram testadas e aprovadas pelo mercado”, enfatiza.
Repetir uma receita de sucesso é mais uma vantagem que o know-how de uma franquia proporciona. Francisco Galvão, gerente de expansão comercial do Grupo Couvert, agência de Pernambuco que trará várias franquias do ramo de gastronomia à feira do Shopping Cidade Sorocaba, reforça, porém, que é preciso empenho por parte de quem deseja ingressar nesse ramo. “O franchising é um mundo relativamente novo em nosso país, mas não é mágico. É necessário ter verdadeiros gestores para tocar o dia a dia da instituição”.
A diretora de expansão Nara, da Sua Franquia, frisa que o varejo tem muitas variáveis e o franqueado, sabendo disso, deve estar preparado para enfrentá-las. Ela comenta, ainda, que o interessado em abrir uma franquia deve ser orientado e estar consciente de todos os seus direitos e deveres, para que consiga aproveitar toda a segurança que esse tipo de negócio proporciona.

