Jovens trazem ao Brasil maior franquia do mundo em Marketing Digital

O sonho de ter um negócio próprio e lucrativo sempre esteve presente na vida de Marcos Paulo Perfeito. Ele, que com pouco mais de 20 anos de idade já fazia carreira em empresas, sempre estudou para ter, um dia, sucesso empreendedor. Em 2010, o amigo Caio Cunha e sua esposa, Ana Luiza, apresentaram a Perfeito a WSI – We Simplify the Internet, franquia canadense na área de Marketing Digital e Soluções para Internet que conheceram quando moravam no exterior. Perfeito interessou-se pelo negócio e logo conheceu o inglês Daniel Wilson que veio morar no Brasil e viu na implantação da WSI no Brasil uma oportunidade de negócio.

Talvez pela WSI ser a maior e melhor do mundo em seu segmento e ter excelentes experiências com a expansão por meio de máster-franqueados, talvez pela inquietude empreendedora, Cunha, Perfeito e Wilson decidiram investir na franquia WSI. Wilson é máster-franqueado para a cidade de São Paulo e Grande São Paulo; Perfeito adquiriu a máster-franquia Brasil com Cunha e iniciou-se o estudo do mercado brasileiro. “O papel do máster-franqueado no Brasil é agir localmente como um franqueador, já que a franquia é internacional e está, atualmente, em mais de 80 países”, explica Perfeito, que hoje ocupa o cargo de General Manager da estrutura máster Brasil da WSI. Logo depois, juntou-se ao time Marcelo Cruz, hoje responsável pela máster-franquia para o interior de S&ati lde;o Paulo. Os quatro homens de negócio começaram a trabalhar juntos em janeiro de 2011, implementando um plano de negócios, dimensionando metas e investimentos. A partir daí, a WSI abriu 17 escritórios franqueados no Brasil e a meta para o final de 2012 é atingir 30 franquias. “O empreendedorismo dos másteres traz uma grande riqueza cultural para o negócio, pois cada um tem uma perspectiva diferente, que se soma às dos outros”, analisa o General Manager.
Para uma marca presente em tantos países, como é o caso da WSI, contar com máster-franqueados é fundamental para conhecer as especificidades locais, os parceiros, a cultura e o mercado. “O objetivo é trazer a expertise local para auxiliar no crescimento da rede. Na prática, essa é a tradução de nosso slogan: conhecimentos globais e resultados locais”, afirma. Para ser máster-franqueado, ele elenca algumas características primordiais: é preciso ter experiência em negócios, bons contatos, ser um bom gestor e empreendedor. Isso porque além de trazer novos franqueados para a rede, o máster-franqueado tem como atribuição dar suporte, visibilidade e estabelecer parcerias para que os franqueados continuem crescendo e fomentar negócios entre os próprios franqueados, já que o mercado é promissor.

A primeira franquia da marca, em São Paulo, foi inaugurada antes mesmo da estrutura de máster-franqueados. Para se fixar no país, a franquia canadense passou por mudanças. O modelo de negócio precisou se adaptar, principalmente em termos de governança. “As legislações tributária e fiscal são muito específicas”, diz Perfeito. Para desenvolver um plano de negócio adequado e formar uma equipe, foi preciso compreender a cultura do Brasil e realizar uma mudança de paradigma, que o general manager define como a filosofia de consolidar uma carteira de clientes permanentes e de longo prazo. “Queremos crescer por meio da conquista de clientes perenes”, defende.

Perfeito acredita que o mercado brasileiro tenha, nos próximos cinco anos, uma grande capacidade de expansão e possa atingir ou ultrapassar o mercado do México – onde, atualmente, a WSI conta com 100 escritórios.