O consumidor está no controle e quer fazer parte da mensagem

Estamos vivendo a era digital. Esta afirmação está intimamente ligada no âmbito dos negócios, o que gera impacto direto na relação das empresas com seus consumidores. Nesta nova era, somos convidados a assistir a solidificação do marketing digital em todo o mundo.

A publicidade interativa, como são conhecidas as ações diferenciadas no segmento de propaganda e marketing, faz com que o consumidor seja transportado para dentro da mensagem e a compreenda em todos os seus aspectos o que, por sua vez, potencializa o resultado final.

“A interatividade é um recurso a mais na comunicação e hoje faz parte da vida das pessoas. Mesmo que a campanha não use nenhum recurso do gênero, produtos, marcas e ações são comentados – positiva ou negativamente – ou ignorados – o que, em geral, é ruim – na rede. Por que não aproveitar esse movimento a favor do anunciante e propor não só uma experiência criativa, mas que aproveite ao máximo o potencial de alcance dessas redes?”, comenta Michelle Matsumoto, presidente da One Digital, agência de marketing digital que atua há nove anos no mercado.

A disputa pela atenção do consumidor é um dos fatores que demonstram a força da publicidade interativa, pois ela visa segmentar cada vez mais o público atingido e ter ampla atuação dentro do cenário criado pelos usuários da web.

“A interação não deve existir pela interação. A ideia e toda a inteligência de planejamento e métricas são soberanas. Funções interativas devem existir em uma campanha no formato que melhor se adequar a essa base para atingir e
potencializar resultados.”, explica Matsumoto.
Segundo o Interactive Advertising Bureau (IAB),2011 foi um bom ano para a publicidade na internet, com um crescimento de 82% no número de campanhas. Em 2012, a internet terá um crescimento previsto de 13,7% na participação de mercado publicitário, sobre os números do ano anterior. Tais dados demonstram a força da publicidade no mercado.

“Para alcançar o sucesso, se tornou imprescindível criar caminhos, estratégias e linguagens compatíveis com os consumidores que desejamos alcançar para que as ações tenham resultados efetivos. Dessa forma todas as pontas saem satisfeitas: o cliente, a agência e o consumidor”, finaliza Michelle.