O empreendedor Wagner Rover viu uma oportunidade de negócio num item banal, porém, muito presente no dia a dia das pessoas: o saco de pão. Publicitário por formação, ele se questionava porque ninguém ainda tinha explorado o potencial de um meio capaz de levar uma mensagem para dentro das casas dos consumidores e com alto tempo de exposição.
Em 2009, mesmo com a esposa grávida do segundo filho, deixou o cargo de gerente de marketing de uma grande fabricante de computadores brasileira para apostar no próprio negócio.
Depois de elaborar um estudo de mercado, levantando potenciais fornecedores, clientes e agências de propaganda interessadas, ele lançou, em junho de 2010, a AZ Direct, empresa curitibana de propaganda em mídia direta.
As embalagens são distribuídas de graça para as padarias e o lucro da empresa provém, exclusivamente, da venda de anúncios.
Inicialmente, Rover não apostou todas as fichas na venda de espaços publicitários em sacos de pão. “Era muito arriscado focar em um único produto, pois, se não desse certo, a empresa fecharia. Então, oferecemos também anúncios em cabides de lavanderia, caixas de pizza, sacolas de farmácias e de lojas de conveniência, entre outros”, diz.
Sacos de pão deram tanto retorno que ganharam empresa exclusiva – A empresa vende o anúncio, cuida da elaboração e produção do material e faz a distribuição aos estabelecimentos parceiros.
“Antes de completar um ano de mercado, em dezembro de 2011, a AZ Direct já havia faturado R$ 1 milhão. O produto que mais se destacou foi o saco de pão, representando 99% do faturamento. Vi que era uma grande oportunidade e, em 2011, criei a DivulgaPão”, declara.
A segunda empresa, especializada na comercialização de anúncios em sacos de pão, possui um modelo de negócios diferente da AZ Direct. Por meio de microfranquias