NEXAR chega ao setor de franquias para competir com grandes magazines da área de tecnologia

A NEXAR, presente no mercado há 17 anos, acaba de formatar sua marca em franquia e se prepara para expandir em todo território nacional. Com mais de 2,5 mil itens cadastrados, o mix de produtos é bastante diversificado, distribuídos nas categorias de informática, GPS, jogos, áudio e vídeo e eletroeletrônico. Cada loja movimenta cerca de mil produtos diferentes. Além de comercializar produtos de grandes marcas a rede também tem uma linha de produtos de fabricação própria, a exemplo de computadores, pen drives, CDs, entre outros.

A NEXAR já ingressa no setor consagrada como única loja do Brasil a oferecer produtos e reparo no mesmo ambiente. O serviço de assistência técnica em todas as lojas é um dos diferenciais da marca. Segundo Airton F. Joaquim, sócio-diretor de expansão da NEXAR, processos de reparo que incluem uma logística burocrática, são razões de infinitas insatisfações. “O consumidor pode abrir ou não mão da garantia original do produto, mas o que têm acontecido com cada vez mais freqüência, é ele optar por reparos na própria loja”, explica o diretor.

Entrar em um mercado aquecido e com concorrentes fortes não assusta os sócios Rodrigo dos Santos, diretor de marketing, Victor Fernandes, diretor de operações e Airton Joaquim. Para os sócios, competir com grandes Magazines e lojas renomadas do setor de tecnologia digital é um de seus objetivos.

As boas práticas acumuladas ao longo desses anos viabilizaram a decisão e agora a rede está pronta para oferecer um serviço diferenciado. “Praticamos preços competitivos e até inferiores aos de grandes magazines e lojas do grande varejo”, explica o diretor de expansão, Airton Joaquim. “Conforto, qualidade, segurança, preço e prazo para pagamento flexível, são alguns dos fatores que favorece a fidelização de nossos clientes”, completa Victor Fernandes.

A decisão de franquear tem como objetivo dar maior visibilidade à marca e acelerar a expansão no território nacional. “Vínhamos cogitando a ideia já há alguns anos, mas era importante amadurecimento e acumular boas experiências antes de ingressar no setor”, resumem os empresários.

Alguns outros pilares rumo a excelência e consolidação da NEXAR estão diretamente ligados a forma de atendimento, por meio de vendas consultivas, no qual o vendedor é mais que um vendedor, é um consultor focado nas necessidades do cliente, não só na hora da compra, mas igualmente comprometido na pós-venda, visto como uma relação duradoura no processo da fidelização. “Mesmo quem vem à loja, inicialmente para comprar um simples PC, à medida que for adquirindo intimidade com seu equipamento, fatalmente sentirá necessidade de incrementar sua máquina e precisará de novos acessórios”, comenta o sócio Rodrigo Fernandes.

Outro atrativo da rede de franquias é alto poder de compra de equipamentos e periféricos. Por meio de uma central de compras 100% informatizada e eficiente conseguem preços que justificam o valor justo ao consumidor final. “O poder de compra da NEXAR é fator determinante no ciclo de produtos que circulam nas lojas”, garante Airton Joaquim.

Em São Paulo, as unidades em operação estão localizadas no Internacional Shopping, de Guarulhos; Shopping D e Hipermercado Bergamini. Uma nova unidade NEXAR será aberta nos próximos meses em Suzano, todas em São Paulo. O modelo de loja em shoppings e centros supermercadistas é uma característica do processo de expansão da marca. “Buscamos a implantação nesses centros comerciais em função do fator segurança, pois os produtos à venda têm alto valor agregado, não sendo indicada a sua exposição e venda em lojas de rua”, explica Joaquim.

Além de segurança e conforto, essa também uma ação que pode ser atribuída às recentes mudanças de comportamento social da classe B. “Consumidores que compravam nos centros comerciais de ruas, passaram a ter um poder aquisitivo melhor, porém, em alguns casos, não suficiente para migrar para grandes magazines”, constata o empresário.