Shoppings a céu aberto se consolidam em Porto Alegre

A zona Sul de Porto Alegre tornou-se polo de empreendimentos com espaços comerciais planejados para comportar uma média de 20 a 50 lojas, em ambientes abertos, com estacionamento próprio e inspirados no estilo dos moradores da área. A ideia chegou com a inauguração do Shopping Granville, no bairro Tristeza, na capital gaúcha, há oito anos. Hoje, a região conta com, pelo menos, outros quatro empreendimentos do gênero, entre eles o mais novo investimento da Goldsztein Patrimonial, batizado de Paseo Zona Sul.

Inspirado no comércio de rua das cidades mediterrâneas, o projeto Paseo Zona Sul oferece ambientes ao ar livre junto a uma estrutura de lojas, escritórios, restaurantes, opções de entretenimento e segurança 24 horas. Prometendo mais tranquilidade aos frequentadores, o shopping a céu aberto da Goldsztein terá mais de 40 salas comerciais, além de cerca de 50 lojas e estacionamento com capacidade para 170 veículos. Localizado na avenida Wenceslau Escobar, próximo à Otto Niemeyer, o empreendimento inaugura nesta quinta-feira, contando com agência de viagens, laboratório de análises clínicas, empresa de eventos, cafeteria, espaço cultural, uma agência do Banrisul, além de lojas de confecções.

Assim como outros espaços da região, o Paseo Zona Sul pretende combinar a diversidade dos shoppings com a elegância das galerias. Seu diferencial é a estrutura, mais moderna, com telhados verdes, aproveitamento da água da chuva, pisos drenantes e separação de lixo sinalizada. A diretoria da Goldsztein Patrimonial escolheu ecoprodutos, baseada em países desenvolvidos, onde já são muito utilizados.

Administrador do Granville, localizado a poucos metros do novo empreendimento, o empresário Carlos Trevisan Junior concorda que o Paseo Zona Sul vem mais moderno, e que sua chegada representa o sucesso desta forma de consumo oferecida pela cidade. “Esses são locais onde o custo é mais barato, o acesso é fácil e as lojas são mais próximas umas das outras. Os clientes podem estacionar em frente ao estabelecimento, comprar e ir embora em poucos minutos, sem ter que enfrentar filas e atravessar estacionamentos ou halls imensos”, opina. O Granville possui 20 lojas, sendo que 70% são de confecções femininas. O espaço ainda oferece academia de ginástica, gastronomia e serviços diversos. A maior parte do público consumidor é de moradores da zona Sul.

“Adoro espaços comerciais com este conceito”, afirma a advogada Eliana Machado, moradora da zona Sul e cliente fiel de lojas localizadas em empreendimentos do gênero na região. Ela garante que não troca a tranquilidade e o charme de passear em ambientes como o novo shopping de porte pequeno que chega à região.

Comprar roupas e outros itens, ir aos Correios, ao salão de beleza ou a um bistrô com os amigos, tudo em um local próximo de casa, com pouca concentração de lojas e burburinhos, é hábito típico também de moradores de outros bairros, como o Cidade Baixa, onde funciona o shopping Nova Olaria, ou no Lindóia, onde o Sertório Strip Center e o Norte Shop atendem boa parte da população residente no entorno. Além disso, pela localização próxima da saída da cidade, outros consumidores provenientes de diferentes bairros, quando de passagem, são atraídos também pela facilidade de estacionar e comprar rápido, com segurança.

Confiança no serviço prestado e a facilidade de estar próximo da casa da namorada fizeram o empresário Dorli Junior optar em levar seu cão Bruce, da raça cocker, a consultar somente na clínica veterinária Miauau, localizada no Sertório Strip Center. Assim como ele, pelo menos 30 pessoas por dia levam seus bichinhos para entregar aos cuidados da veterinária Joanita Cusinato. “Aos sábados, o movimento mais que dobra”, garante ela. O empreendimento reúne 25 lojas, oferece segurança 24 horas e estacionamento gratuito.