Marabá, no estado do Pará, acelera seu desenvolvimento e ganha shopping multiuso

Uma das regiões que mais cresce no país, Marabá (PA) está prestes a viver um grande marco em sua história econômica e social. O grupo Leolar, um dos mais fortes da região, e a AD Shopping lançaram o Shopping Pátio Marabá, o primeiro no conceito multiuso da região.

O shopping será um dos mais modernos centros de compra, entretenimento e lazer do país. São mais de 30 mil m² de lojas regionais e nacionais, salas de cinema, restaurantes e área de lazer. Faz parte do projeto também um complexo com dois hotéis de 274 unidades habitacionais, administrados pelo grupo Solare e Expresso XXI, além de uma torre comercial com 168 salas.

O projeto que mudará a cara da cidade, em diversos aspectos, tem a expectativa de geração de 12 mil empregos, diretos e indiretos, até 2012. “Sem dúvida é um empreendimento que movimentará ainda mais a nossa economia. Somente na fase de obras contaremos com mais de 2 mil trabalhadores, número que crescerá com o início de nossas atividades”, revela Andrey Rocha, Presidente do Grupo Leolar.

O empreendimento, já recebeu licença ambiental previa e, ainda este mês, serão iniciadas as obras para a construção do empreendimento que tem sua conclusão prevista para o inicio de 2012.

A população e o empresariado local tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre o Shopping Pátio Marabá durante a Expoama 2010, uma das maiores Exposições Agropecuárias do Norte do país, quando o Grupo Leolar lançou comercialmente o empreendimento na região.

O estande do shopping foi um dos mais visitados durante o evento, cerca de 60 mil pessoas passaram pelo espaço durante os nove dias de programação. O estande contou com mais de 400 m² e reproduziu a replica do shopping, levando a população algumas sensações do empreendimento como Praça de Alimentação, Play e até mesmo um cinema.

A programação do estande incluiu a realização de uma Feira de Franquias, com o apoio da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o que facilitou a comercialização e a inserção no mercado local de grandes marcas de renome nacional. Os atendimentos corresponderam a 25% do fechamento comercial do empreendimento. Como facilitadores desse processo, marcaram presença no evento Cia de Franchising, Franchise Store e o Banco da Amazônia, apresentado facilidades de credito aos empresários.

Presente em 24 municípios do Estado do Pará e em um município do Tocantins, com 60 lojas (90 mil m² de área de vendas) e mais de 4,5 mil colaboradores, o Grupo Leolar acredita e aposta no desenvolvimento da região com o lançamento do Pátio Marabá. “É uma grande orgulho para nós fazer parte deste projeto. É a realização de um sonho e, principalmente, a constatação de que nossa cidade tem um forte potencial. Para nós é muito importante fazer parte deste empreendimento que ficará na história de nossa região”, destaca Andrey. Além do varejo, o Grupo está presente nas áreas de siderurgia, reflorestamento, climatização, imobiliário e tecnologia.

O planejamento, a comercialização e a administração do Shopping Pátio Marabá será da AD Shopping, uma das maiores administradoras de shopping centers do Brasil, com uma carteira com 23 empreendimentos. São R$ 4,15 bilhões em patrimônios administrados, com mais de 3,2 mil lojas em 506.806 m² de área bruta locável, gerando mais de R$ 4,22 bilhões em vendas anuais.

Marabá é um das regiões que mais cresce no país. Com desenvolvimento comparado somente com a China, uma das maiores potencias mundiais. A cidade vive o seu auge econômico e torna-se um verdadeiro convite ao investimento. São anunciados investimentos de mais de 33 bilhões de dólares na região e a expectativa é que 64 mil novos empregos surjam até 2014. Marabá tem hoje, o terceiro maior Produto Interno Bruto do Pará, de R$ 3,1 bilhões, segundo dados do IBGE de 2007.

Com pouco mais de 200 mil habitantes, o município já é o quarto em população no Estado. Só em 2010, o crescimento esperado é de 150% em sua população.