Uma das principais notícias da economia de Natal (RN) durante a semana passada foi o anúncio da expansão do Praia Shopping, que passará a ter uma gigante do varejo nacional, as Lojas Americanas, como âncora do estabelecimento. A timoneira desta nau é a pernambucana Maria Paula Rabelo, 32 anos, que começou a atuar no ramo de shoppings em 2000, ao estagiar no setor de marketing do Shopping Tacaruna, no Recife.
Depois de passar pelo Tacaruna, atuou na área de eventos, produzindo shows de bandas como Skank e Kid Abelha. Em seguida, trabalhou na área comercial dos cartões Visa. Porém, enquanto ainda era uma estagiária no ramo de marketing, conheceu o então superintendente do Tacaruna, José Carlos Poroca, e este, anos depois, veio para Natal comandar o Praia Shopping. Daí surgiu o convite para assumir o departamento de marketing.
Em 2008, Poroca recebeu uma nova proposta de emprego em Salvador, e desde então Maria Paula passou a ser a diretora do Praia Shopping. Daí em diante, ela começou a reformular o mix de lojas e trabalhar o relacionamento com as Lojas Americanas. Embora a primeira reunião tenha acontecido há três anos, a troca de emails e telefonemas para fechar o negócio aconteceu em 2005.
Agora, Maria Paula Rabelo se vê às voltas com as obras de expansão. O Praia Shopping vai ganhar mais 3 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), passando a contar com 10,9 mil m² de ABL. Além das Lojas Americanas, outras cinco lojas entram em operação ainda neste ano. Estas empresas devem investir mais R$ 500 mil de capital próprio para a abertura de suas lojas. As novas operações são Bistrô, especializada em crepes e massas francesas; Yogostoso, iogurteria; Tellus Self Service, restaurante especializado em carnes, frutos do mar e comida japonesa; Lady Pink, loja multimarca de moda jovem; e Tattoo Brasil, que passou por uma ampliação.
Para a diretora do centro de compras, a principal mudança desde quando assumiu a superintendência foi a do perfil do público do estabelecimento, deixando de prevalecer os turistas para ser formado pela vizinhança de Ponta Negra.
Serão investidos R$ 3,5 milhões na expansão do Praia Shopping e a principal estrela é um dos maiores nomes do varejo nacional: as Lojas Americanas. Com isso, a expectativa para aumento de fluxo de pessoas no primeiro ano da mudança é de 20%. Ainda é estimada geração de 300 empregos. Maria Paula diz que, como parte do plano de expansão, já foram inauguradas a iogurteria Yogostoso e a loja de vestuário Lady Pink, além do estúdio de tatuagens Tattoo Brasil ter sido ampliado. Para dar espaço a mais 50 lojas, será utilizado o estacionamento interno. As obras devem iniciar na segunda quinzena de julho e serem concluídas em dezembro.

