O grupo Iguatemi, da família Jereissati, e a Multiplan, controlada pelo empresário José Isaac Peres, sempre travaram uma das disputas mais aguerridas no mercado brasileiro de shopping centers. A rivalidade vem de longa data, desde que a Iguatemi construiu, em 1995, o Shopping Market Place, bem em frente ao maior shopping da Multiplan na cidade de São Paulo, o MorumbiShopping, inaugurado em 1982.
O novo palco de competição entre os dois grandes grupos será Jundiaí. A Multiplan está construindo o JundiaíShopping, dentro da cidade, enquanto a Iguatemi planeja inaugurar, em 2012, um centro de compras na estrada que leva ao município. “As propostas dos dois shoppings são diferentes”, afirma Cristina Betts, vice-presidente financeira do Iguatemi. “O Iguatemi já é dominante na cidade de São Paulo e em Campinas. Jundiaí fica no meio do caminho”, acrescenta a executiva, ao justificar a escolha do município.
O Iguatemi e a Multiplan se fortaleceram nos principais centros urbanos do Estado de São Paulo, com o objetivo de conquistar posições dominantes no varejo e fechar esses mercados para a entrada de novos concorrentes. O grupo Iguatemi, que possuía um shopping em Campinas desde 1980, comprou outro centro comercial na cidade, o Galleria, em 2007.
A Multiplan voltou-se para Ribeirão Preto e também controla atualmente os dois shoppings mais consolidados do município – o RibeirãoShopping, inaugurado em 1981, e o Santa Úrsula, comprado em 2008 em sociedade com a Aliansce. O Iguatemi decidiu entrar na disputa com o seu velho rival e está construindo neste ano um shopping em Ribeirão Preto, que deve ficar pronto em 2011. Polo sucroalcooleiro e uma das regiões mais ricas do país, a cidade vive uma forte expansão do consumo de luxo. Campinas, no entanto, não está nos planos da Multiplan, que preferiu construir um shopping center em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. “Campinas já está bem servida”, diz Armando D Almeida Neto, diretor financeiro do grupo.
Os novos competidores, porém, também cobiçam o mercado consumidor paulista. “Existe espaço para mais shoppings em São Paulo e estamos olhando as oportunidades”, afirma Carlos Medeiros, presidente da BR Malls, que definiu como foco prioritário para atuação os Estados do Rio e São Paulo, onde já está presente em Campinas, Sorocaba e Piracicaba.
A Iguatemi, que já é dona há vários anos de empreendimentos em cidades do interior, como Sorocaba e São Carlos, possui um projeto para a construção de um centro de compras em São José do Rio Preto, cuja inauguração está prevista para 2014. No ano que vem, o grupo também vai abrir um shopping em Alphaville, em um terreno que pertencia à Takaoka Empreendimentos, que desenvolveu o condomínio para a classe A nos arredores de São Paulo nos anos 70. Em troca do terreno, a Takaoka será sócia no centro comercial. “O Estado de São Paulo representa um terço do PIB do país. Já somos dominantes na capital e no Estado. Queremos reforçar essa posição”, diz Betts.
Mesmo na cidade de São Paulo, a competição continua acirrada. No ano passado, quem deu o troco foi a Multiplan, que inaugurou o Shopping Vila Olímpia em um endereço próximo ao principal shopping da família Jereissati, o Iguatemi São Paulo, considerado o mais caro do país.
Mas o empreendimento não abalou os planos da Iguatemi de dominar o varejo nessa região, entre os bairros Itaim e Vila Olímpia, uma das mais nobres e de maior poder aquisitivo da capital paulista. Em 2011, o grupo vai inaugurar outro shopping de alto padrão nas mesmas redondezas, o Iguatemi JK, na Avenida Juscelino Kubitschek.

