Os pedágios cobrados nas rodovias concedidas do estado de São Paulo ficarão até 5,22% mais caros a partir da zero hora da próxima quinta-feira (01/07). O reajuste anual foi aprovado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Esse percentual será aplicado às tarifas cobradas nas rodovias cujos contratos de concessão foram assinados entre 2008 e 2009. Nesses casos, como base para o cálculo do índice de reajuste, a agência utilizou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Para as rodovias cujas concessões foram efetivadas entre 1998 e 2000, o percentual de reajuste será menor, de quase 4,18%. Para esses contratos, a Artesp utilizou o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) como base de cálculo.
Desde que foi iniciado, em 1998, o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado criou 125 novas praças de pedágio em rodovias paulistas. Somente na primeira etapa do programa, 75 novos pedágios foram implantados nas vias, com valores que variam de R$ 2,15 a R$ 18,50, para carros de passeio, considerando os valores já reajustados.
As rodovias Anhanguera, Castello Branco, Bandeirantes, Washington Luis, Raposo Tavares e Imigrantes foram as vias que mais receberam novos pontos de pedágio na primeira etapa. Somente a via Anhanguera recebeu 11 novos pedágios e na Castello foram implantados 9 novos pedágios.
Na segunda etapa do programa de concessões, 50 novas praças foram implantadas. Nessa etapa, rodovias como a Dom Pedro I, Raposo Tavares, Marechal Rondon e o Rodoanel Mário Covas foram os mais pedagiados.
De acordo com a Artesp, o programa de concessões destinou até agora R$ 12 bilhões para ampliação e modernização de 5,2 mil quilômetros de rodovias. Para operação e manutenção foram destinados outros R$ 8,4 bilhões em recursos. Segundo a agência, os recursos advindos dos pedágios são destinados à manutenção das vias e também às prefeituras de 242 municípios paulistas cortados por elas. Desde 2000, os órgãos municipais receberam R$ 1,4 bilhões.

