Aos 79 anos, o empresário Adelino Colombo, dono da Lojas Colombo, rede gaúcha de eletroeletrônicos e móveis, iniciou a contagem regressiva para deixar o comando executivo da empresa, que fundou há meio século. Daqui a seis meses, passará a presidir o conselho de administração da rede, baseada em Farroupilha. A decisão faz parte do projeto de profissionalização da empresa, que começou a ser costurado há dois anos.
Para o seu lugar, Colombo está procurando um executivo do mercado, que comandará um negócio de R$ 1,3 bilhão – valor do faturamento da empresa no ano passado. Líder absoluta na região Sul do País e sexta no ranking nacional de eletroeletrônicos e móveis, a Lojas Colombo está atenta à movimentação do setor, que está criando grupos poderosos no País, como o Pão de Açúcar, que recentemente comprou as redes Ponto Frio e Casas Bahia; e a Máquina de Vendas, resultado da união entre a baiana Lojas Insinuante e a mineira Ricardo Eletro. Por isso, também está de olho em oportunidades. “Tenho intenção de comprar, ainda não sei quem”, afirma Colombo. Mas avisa aos interessados que não está à venda nem disposto a fazer uma associação. Muito menos quer tomar conhecimento do capital de fundos de private equity.
Colombo está de olho no aquecimento do mercado e já definiu aonde quer chegar. Estão nos planos do empresário a ampliação da rede no interior paulista, o fortalecimento no Sul do País e, quem sabe, o Centro-Oeste. “Vou chegar, no máximo, à região central do Brasil”, afirma. O Nordeste, segundo ele, vive um momento interessante, mas admite que não tem estrutura logística para fincar a marca na região. Com três centros de distribuição, em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Sumaré (SP), Colombo não quer dar passos maiores que as pernas. Ele sabe que esse setor é arisco. A Casas Bahia, por exemplo, tentou se estabelecer na região Sul, mas fracassou e teve de bater em retirada.
Antes de passar o bastão para o novo presidente da empresa, Colombo aproveita o boom econômico do País para deixar a casa em ordem. “Estou muito otimista, devemos fechar o ano muito bem”, afirma. No primeiro quadrimestre do ano, a Lojas Colombo cresceu 11,8% sobre igual período de 2009. Atualmente, a rede conta com 342 lojas na região Sul, em São Paulo e Minas Gerais. Até o final do ano, mais dez lojas devem ser abertas.

