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O mix de produtos, um dos diferenciais da Mundo Verde, inclui
alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, funcionais sem glúten e
sem lactose), complementos alimentares e suplementos para atletas,
livros, CD, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e
outros itens voltados para a saúde do corpo, da mente e do planeta,
como um todo. Afinal, oferecer qualidade de vida, consumo
responsável e sustentabilidade é a “missão” da marca.
No final de 2012, a rede concedeu a sua “chancela” aos produtos
comercializados, lançando o primeiro produto com a marca
própria “Mundo Verde Seleção”: a Spirulina Pacífica Havaiana.
O sucesso em vendas do produto e seu caráter inovador abriram
portas para o lançamento de novos itens assinados pela empresa,
que apostou no desenvolvimento de produtos com extremo valor
agregado. Agora, já são mais de 40 produtos da marca própria.
Entre as novidades estão o Freekeh, grão de trigo colhido ainda
verde, com excelente perfil nutricional e fonte de proteína, e a
Linha Berry, composta pelos produtos RaspBerry, CranBerry
e GojiBerry, que são suplementos que ajudam na redução de
gordura corporal e perda de peso.
A qualidade e variedade dos produtos – fornecidos por 1.200
empresas, 75% delas MPE – ganha ainda mais evidência no
atendimento oferecido nas lojas. Toda a equipe de vendas recebe
treinamento especial, de forma a comunicar todos os benefícios de
cada um dos produtos, fazendo recomendações de acordo com as
necessidades do consumidor. “Os vendedores são treinados para
dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade,
em um ambiente que estimula o relaxamento. Em diversas lojas
também são oferecidas palestras sobre alimentação e cuidados
com a saúde e a qualidade de vida. Os funcionários recebem,
ainda, treinamento presencial e online, por meio da Universidade
Corporativa Mundo Verde”, enumera Martins.
Outro serviço disponibilizado pela Mundo Verde é o “Alô
Nutricionista”, onde os clientes podem enviar suas dúvidas por
telefone ou e-mail e recebem a orientação de um profissional.
O site da empresa é, inclusive, um dos principais canais de
relacionamento com os consumidores – e recebe mais de 300 mil
E é por meio dos bons exemplos que a rede quer ser lembrada. Por
isso, a preocupação com as questões de sustentabilidade permeiam
o cotidiano de todos os colaboradores, a começar pelos uniformes:
totalmente produzido com fibras de garrafas pet. A marca também
foi uma das primeiras entre os varejistas brasileiros a aderir às
sacolas retornáveis – em substituição às plásticas. Hoje, já são
vários modelos de ecobags lançados pela rede.
Pensando nas questões sociais, a empresa desenvolveu o
projeto “Mundo de Faz de Conta”, que leva uma contadora de
histórias – a Tia Dulce – para hospitais, escolas, asilos e outros
locais. O objetivo da iniciativa, vencedora do Prêmio Valor
Social (oferecido pelo jornal Valor Econômico), é distribuir
alegria a quem precisa, por meio de canções, brincadeiras, artes
com material reciclável, sessões de leitura e muita diversão.
Durante a visita, são apresentados e distribuídos exemplares
do gibi Mundinho Verde, que ensina noções de cidadania,
responsabilidade social e preservação do meio ambiente. “O
Mundo Verde é um estilo de vida, que apresenta mensagens
positivas, saudáveis e boas para o planeta. Antes de ser um
grande negócio, é um modo de olhar a vida e o mundo”,
pondera o presidente da empresa. É de pequeno que se ganha
os consumidores – e que se conquista uma vida saudável!
MUNDO VERDE
BIG BRANDS
Marca própria
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Responsável
acessos ao mês (totalizando um milhão de cliques).
A marca também foi uma das pioneiras no uso das redes sociais
como estratégia de marketing. Hoje, está presente em redes como
Facebook,Youtube, Google+, Instagram e Twitter, além de manter
o blog Mundo Verde. Outro canal de comunicação é a Revista
Mundo Verde, publicação quadrimestral, que enfoca temas como
esportes, meio ambiente, alimentação e ecoturismo, sempre
enfatizando conceitos em sinergia com os valores e princípios
da marca – entre eles, comércio justo, consumo consciente e
responsabilidade socioambiental.
O executivo resume a estratégia: “Por meio de campanhas,
site, ações, mídias sociais e revistas, aproximamos a marca dos
consumidores. Dessa forma, comunicamos tanto ao público
consumidor, que passa a conhecer ainda mais os produtos e
os diferenciais da empresa, quanto aos potenciais franqueados
interessados na marca”.
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