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Outro elemento que contribui para a segurança dos modelos,
principalmente nas motos esportivas, é o balanceamento
eletrônico. Por isso, as principais montadoras instaladas aqui
utilizam o sistema. “Com as motos devidamente balanceadas,
as vibrações geradas pelo desequilíbrio diminuem bastante e
a motocicleta se apresenta muito mais estável, principalmente
nas curvas ou trechos de alta velocidade. Isso reduz muito os
riscos de acidente por falta de estabilidade”, afirma Moisés
Nogueira Eberlin, diretor da Eberlin Equipamentos.
A EW é o primeiro modelo Ducati a ser produzido no Brasil.
Em termos tecnológicos, a grande novidade são as duas telas
de LCD que compõem o painel. A maior delas, sobre o guidão,
mostra velocidade, giros do motor, relógio e temperatura do
propulsor. A segunda tem alta definição e fica sobre o tanque.
Ela permite a visualização da marcha engatada, o modo de
pilotagem e o nível de controle de tração – além dos hodômetros
e de um computador de bordo. Essa integração de dados resulta
na partida “Keyless”, sem chave.
Motos automáticas, que dispensam o acionamento da
embreagem – um dos bichos-papão quem mais desanimam os
iniciantes em duas rodas. Essa é uma das novidades da Honda,
que já oferece a mais alta tecnologia em termos de sistemas de
A Honda também desenvolveu um conjunto de 12 tecnologias
avançadas de segurança para motocicletas e automóveis.
Os sistemas, chamados Advanced Safety Vehicles (ASV-3),
incluem recursos inovadores como a identificação de veículos,
pedestres e obstáculos por meio de câmeras e radares para
evitar acidentes. A inovação resultou no lançamento, em 2006,
do primeiro sistema de airbag para motocicletas do mundo.
O mecanismo, que equipa a Honda GL 1800 Gold Wing,
visa oferecer cada vez mais segurança ao piloto ao reduzir o
impacto em uma colisão frontal. Apesar de compor apenas os
modelos mais caros da linha, a tecnologia futuramente será
disponibilizada nos outros modelos esportivos. Todas essas
novidades resultam em maior segurança, eficiência e facilidade
de manobra do veículo. Com esse conjunto de tecnologias, já
está na hora de vencer o medo de andar sobre duas rodas – e
vislumbrar o mundo de uma nova perspectiva.
Balanceamento
Sem chave
Câmbio
Segurança
transmissão: o câmbio automático ou automaitzado.
A troca de marcha é atribuída ao sistema DCT – Dual Clutch
Transmission, já utilizado no carros e que agora estão presntes
nos modelos VRF 1200F e VFR 1200X Crosstourrer.
Nele, uma embreagem se encarrega das marchas ímpares,
outra das marchas pares. Quando, por exemplo, a 2ª marcha
está engatada e sua respectiva embreagem manda a força
do motor à roda, a 1ª e 3ª marchas estão “pré-engatadas”,
com sua embreagem em modo de espera. Isso sem roubar
nada da potência do motor como ocorreria com transmissões
automáticas clássicas, que se valem do princípio hidráulico –
fluído sob alta pressão – para funcionar.