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No ranking das motos mais vendidas do Brasil, a Honda
mostra a sua hegemonia no mercado: 8 dos 10 modelos são da
montadora japonesa. AYamaha aparece na lista elaborada pela
Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores
(Fenabrave) com a YBR 150 e a Fazer 250. Em comum, todos
os modelos apresentam a baixa cilindrada – que variam de
100cc (Biz e Pop), 125cc (CG, YBR, NXR), 150cc (NXR e
CG), 250cc (Fazer) e 300cc (CBR 300R e XRE 300).
Mas esse cenário começa a mudar. Após a expressiva evolução
do mercado para os modelos mais simples, o segmento de
motocicletas Premium, acima de 500cc, tem se mostrado
bastante promissor no país: de 2011 para 2012, houve um
crescimento de 6% nas vendas de motos de média e alta
cilindrada. Esses números atraíram importantes marcas para
o Brasil – a mais recente a se instalar no país foi a Triumph.
Ela se juntou às marcas BMW, Kawasaki e Harley-Davidson,
que já iniciaram a produção em território nacional, trazendo
uma série de benefícios como novas tecnologias. Talvez a mais
importante delas seja o freio ABS.
NOVIDADES CONFEREM MAIOR SEGURANÇA E CONFORTO
AOS PILOTOS DAS SUPERMÁQUINAS ESPORTIVAS
Duas rodas
Antes relacionado apenas às motos top, o freio ABS é item de
série em quase todos os modelos de performance média-alta.
Ele oferece mais segurança ao condutor da motocicleta, já
que garante a frenagem total do veículo em um espaço menor
– o que pode evitar a colisão. Segundo estudo do Insurance
Institute for Highway Safet (IIHS), a presença dos freios ABS
em motos pode diminuir os acidentes fatais em 37% e em 23%
o número de colisões.
O sistema começa com os sensores nas rodas, que lêem a rotação
e mandam as informações para o módulo de processamento
eletrônico do ABS, que fica no caminho entre a bomba (manete
ou pedal de freio) e a pinça. Quando os sensores indicam que
houve uma desaceleração muito brusca, o módulo se encarrega
de mandar pressão de fluido apenas suficiente para reduzir
a velocidade, mas sem travar a roda independente da força
aplicada. As válvulas compensadoras servem para armazenar por
frações de segundo aquela porção de fluido que faz a diferença
entre travar ou não a roda. E é o retorno desse fluido ao sistema
hidráulico que dá sensação de pulsos. Pesquisas indicam que a
utilização do freio ABS nas motocicletas pode evitar, só nesta
década, cerca de 5 mil mortes.
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