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forma rápida o suficiente, e realmente reagir ao que está sendo
dito lá fora, no mercado? Isso é extremamente importante.
A quarta peça é mais fácil: vender. Isso é, às vezes, um
empurrãozinho na direção certa.A beleza dessas quatro etapas,
se você pensa sobre elas no caminho para cima, é que elas são
espelhadas, são exatamente os mesmos no caminho para baixo,
para o consumidor. Eles estão ouvindo, interagindo, reagindo, e
vendendo. Eles ouvem: o que é o conjunto de expectativa para
este produto ou serviço que eu vou comprar? Em seguida, eles
obtêm o produto ou serviço. Eles vão interagir com o produto ou
serviço, e, em seguida, eles vão reagir à forma como eles gostam
do produto ou serviço. A interação foi boa ou ruim? Eu gostei
ou não gostei do produto? E, com base nessa reação, eles vão
vender a favor ou contra você dentro de mídias sociais.
Se você pensar sobre os passos, eles realmente funcionam como
uma escada rolante com o consumidor envolvido, um tipo de
vai e volta com um pouco de lubrificação ao longo do tempo. Se
você está fazendo as coisas direito o movimento é perpétuo. É
uma coisa bonita para a empresa, bem como para o consumidor.
É imperativo que as empresas sejam capazes de ser ágil, a fim
de ouvir, interagir e reagir aos seus clientes. Se você fizer os
primeiros três passos, então eles vão vender por si.
COMO A MÍDIA SOCIAL PODE CONTRIBUIR
PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS DENTRO DE
UMA EMPRESA?
ERIK QUALMAN:
Socialnomics permite que o boca
a boca seja o condutor das comunicações primárias – isto
pode reduzir drasticamente custos elevados tradicionais,
como: grupos focais, publicidade televisiva, publicidade de
rádio, imprensa, etc.
JÁ EXISTEM ESPECIALISTAS PROFETIZAM
O FIM DO FACEBOOK. ESTA É UMA
REALIDADE OU A REDE AINDA É UM
INSTRUMENTO ADEQUADO PARA AS
EMPRESAS?
ERIK QUALMAN:
Facebook ainda é uma rede viável,
uma ferramenta para os negócios. No entanto, é importante
não investir apenas em uma ferramenta, mas estar em todas
que os seus clientes estão presentes.
COMO USAR AS REDES SOCIAIS PARA
CONVERTER SHOWROOMER EM CLIENTE?
ERIK QUALMAN:
Sempre ter a mentalidade de que é
melhor para o cliente, não o que é melhor para você. Se você
tentar forçá-los a seguirem por um caminho que é
certo e bom para você, mas não é ideal para o cliente,
você acabará por perdê-lo.
A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO EXCLUSIVO
E PERSONALIZADO É UM DIFERENCIAL
PARA AS MARCAS? POR QUÊ?
ERIKQUALMAN :
Criar um bom conteúdo é difícil,
portanto, seus concorrentes podem não fazê-lo. Isso permite que
você se destaque ao fornecer conteúdo de valor para seus clientes.
Tenha em mente que a produção de conteúdo bom e relevante
é apenas uma parte de um ciclo global de engajamento com o
cliente e a comunidade. É mais importante estar interessado do
que ser interessante. Mostre que você se preocupa com o cliente,
ajustando o seu conteúdo e serviços com base na sua audiência.
COMO UMA EMPRESA DE VAREJO PODE SE
TORNAR UM LÍDER DIGITAL?
ERIK QUALMAN:
Não tenha medo de falhar rápido
para, no futuro, falhar melhor. É um jogo digital de xadrez,
não de damas. Você não irá vencê-lo logo na primeira vez.
Então, recomendo que a empresa:
1. Treine toda a sua organização para atuar nas redes
sociais;
2. Não faça uma estratégia social separado, ela deve
ser parte de sua estratégia global;
3. Aprenda a ouvir os clientes;
4. Aprenda a interagir com os clientes;
5. Aprenda a reagir aos clientes, alterando seus
produtos e serviços com base na sua audiência.
A maneira de se destacar é parar de sonhar suas idéias e
fazê-las acontecer.