O maior shopping da Região Metropolitana de Porto Alegre cresceu

O mês de abril iniciou com a notícia mais esperada dos dois últimos anos no Canoas Shopping (RS). O projeto de expansão que duplicou o empreendimento em área construída e em capacidade de lojas e atrações chegou ao fim. No dia 8 de abril, a administradora Mais Valor Planejamento e Gestão de Negócios entregou oficialmente a ampliação daquele que já é o maior centro de compras, lazer e serviços da Região Metropolitana de Porto Alegre. “O atributo de ser o maior shopping da região não é uma simples questão de tamanho. O planejamento de toda a expansão já indicava o alto potencial de consumo da cidade, afinal é o segundo maior PIB do Estado, e dos demais municípios do entorno, além da proximidade com a Capital. Já temos o registro de mais de um milhão de consumidores ao mês mesmo antes desta inauguração se consolidar”, aponta Vandeir Bochi, diretor presidente da Mais Valor Planejamento e Gestão de Negócios.

As obras de ampliação do Canoas Shopping somaram investimento de R$ 80 milhões. Iniciaram em 2009 com o edifício-garagem de quatro andares e a oferta de 1.037 vagas cobertas. Em novembro de 2010, os consumidores conheceram a revitalização e ampliação da praça de alimentação, além do piso térreo da área nova. Agora, é a vez do segundo andar de lojas e atrações, além de uma portaria totalmente renovada na esquina da avenida Guilherme Schell, com a rua Mathias Velho. “Aos acionistas do negócio shopping center cabe exigir que seu produto tenha qualidade, segurança e credibilidade perante os consumidores. Os investimentos no Canoas Shopping hoje se materializam nestes termos. É uma satisfação participar desse momento”, comenta Luiz Philippe Torelly, diretor de participações imobiliárias da Funcef (Fundação dos Economiários da Caixa Econômica Federal), principal acionista do Canoas Shopping.

Os novos espaços abertos nesta data apresentam uma série de facilidades para o conforto dos visitantes, como elevador panorâmico, escadas rolantes e áreas de interação com previsão de restaurantes diferenciados. O projeto arquitetônico é do escritório Vera Zaffari e a responsabilidade da obra é da Construtora Tedesco. Nessa última fase da expansão, abrem 34 lojas, incluindo a âncora Riachuelo. Entre os meses de maio e junho, deverão inaugurar 12 novas lojas e as demais nos meses seguintes. Em novembro de 2010, 40 operações abriram as portas no shopping, entre elas marcas de porte nacional, como a âncora C&A. “A composição do mix de lojas é uma questão estratégica. Um empreendimento do porte do Canoas Shopping precisa avaliar bem cada proposta e negociação, pensando na necessidade de conjunto e na demanda do mercado”, entende Haidée Höfs, superintendente do Canoas Shopping.

A inauguração da expansão traduzida em números representa um total de 90 mil m² de área construída, capacidade para 264 lojas, sendo sete âncoras e dez megalojas, além de restaurantes com ambientes fechados, com área de varanda, e 1.037 vagas de estacionamento cobertas. O número de empregos gerados com o centro comercial deve aumentar em mais de 50%, passando dos 2 mil trabalhadores antes da ampliação para mais de 3,3 mil postos de trabalho, entre profissionais do próprio shopping e dos lojistas. O fluxo de visitantes também já é uma importante soma: aumentou de 860 mil antes das obras para mais de 1 milhão de pessoas ao mês.

De acordo com levantamento da administração do Canoas Shopping, depois de novembro de 2010, na abertura de parte da expansão, os lojistas perceberam um aumento de vendas que chegou a 20,7%. “Temos a expectativa de crescimento de vendas, após essa conclusão da expansão, que chega a 38%”, indica a superintendência.