Grupo Josapar aposta na construção de centros comerciais

O grupo gaúcho de alimentação Josapar é popularmente conhecido pelo arroz Tio João. Com um faturamento de R$ 498,4 milhões até setembro de 2010, a empresa fundada pelo patriarca Joaquim Oliveira acaba de acrescentar mais um tijolo em seus negócios. A Josapar vai construir um shopping center de 36 mil m², que receberá investimentos de R$ 145 milhões, em Pelotas (RS), onde está localizada sua sede.

Com previsão de ser inaugurado em 2012, o shopping terá como âncoras as varejistas Riachuelo e Americanas. O projeto é da Real Empreendimentos Imobiliários, da qual a Josapar detém 54%, em parceria com a LGR, especializada nesse ramo. A Real, que já detém participação em outros três pequenos empreendimentos nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, surgiu para explorar o aluguel de imóveis da rede de supermercados Real que pertenciam ao Josapar.

Ao vender a rede Real ao grupo português Sonae, em 1997, que depois a repassou à americana Walmart, a Josapar manteve a propriedade das lojas. “A ideia é fortalecer as apostas nesse negócio”, diz Luis Eduardo Santos, diretor da Real. “Temos mais quatro terrenos em regiões do País que ainda não contam com shopping centers.”

O novo shopping é o único em um raio de 200 quilômetros de Pelotas e atenderá uma população de 500 mil habitantes, diz Dorival Regini, presidente da LGR. Os empreendimentos mais próximos estão em Porto Alegre, onde há 14 centros comerciais controlados por empresas tradicionais do ramo, como Iguatemi e Multiplan.