Notícias
Notícias
Confira todas as matérias relacionadas ao varejo de shopping centers.


BUSCA DE NOTÍCIA
ANO:
MÊS:
TIPO:


04/07/2017
Notícias
Qualidade, atendimento e preço justo
Por: Daniela Santos
Fonte: Sem fonte

A trinca que assegurou à Rei do Mate o título de maior rede de cafeterias do país

No final de junho, a Rei do Mate conquistou o título de maior rede de cafeterias do Brasil, concedido pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Conversamos com o Diretor de Franquias da rede, João Batista da Silva Júnior, para entender como o Rei do Mate conseguiu desbancar os concorrentes diretos (que não são poucos) e ampliar a rede numa época de instabilidade econômica, pontuada por grandes desafios. “O nosso grande mérito é manter a peteca no ar”, afirmou Silva Júnior.

Ele contou que o Rei do Mate fecha de 30 a 40 contratos anuais, porém nem todos eles se referem a novas lojas: alguns são “ajustes” seja de franqueados ou mudança para pontos mais atrativos. "Vemos 2017 ainda estável, no sentido de abrir pontos com qualidade ou fazer substituição de pontos que não estão eficientes", resume.

O executivo reitera que “mantemos a liderança por que não demos passos para trás. Temos conseguido, com passos pequenos, mas firmes e seguros, manter a rede e crescer em qualidade”.

 

Novidades constantes

Mas quais são os diferenciais da Rei do Mate? Como se manter competitiva nesse mercado cada vez mais desafiador e com concorrentes tão bem posicionado? “Temos um trabalho constante de inovação com lançamento de produtos, reposicionamento das lojas”, pontua Silva Júnior, enumerando as ações: “Em 2014 começamos um processo de revitalização com o novo layout de lojas. Em 2016, iniciamos um novo processo de comunicação com o consumidor com método de digital signage para estimular a interação com eles”, revela.

Todo esse trabalho é enxergado pelo consumidor então, apesar de toda a adversidade, a rede continua sendo uma boa opção – até por causa do mix de produto. “Nosso mercado é bastante diversificado e conta com a presença de grandes players, então precisamos manter os nossos diferenciais. Buscamos valorizar esses diferenciais: mix variado, bom atendimento, preço justo e compatível, em um bom ambiente de loja para levar uma boa experiência ao consumidor”, pondera.

Além das diferentes frentes de expansão, a Rei do Mate mantém um mix diversificado que inclui mate, açaí, sanduíches e outros. “A pessoa pode voltar várias vezes no dia pois, durante a jornada de consumo, oferecemos várias experiências, com opções para o café da manhã, o lanche, o almoço e até o jantar”, avalia Silva Júnior.

 

Manutenção do negócio

Para o franqueado isso é positivo na manutenção do negócio dele. Porque a marca se compromete a continuar tocando a administração, buscando maior eficiência. Também sobressai a visão de longo prazo. “Estamos fazendo 39 anos de marca e 25 anos de franquia. Desde que surgimos que o Brasil passa por crise então aprendemos a trabalhar na crise. Não estamos fechando os olhos para os problemas, apenas melhoramos nossa gestão do negócio. Foco nos negócios, foco no que importa”, reitera.

O plano de expansão contempla a abertura de lojas em shoppings – já estão presentes em 176 malls de todos os perfis – lojas de ruas, galerias, hipermercado, aeroportos, hospitais, clubes e empresas. “Temos, hoje, uma operação dentro da Avon, entre outras. É um segmento interessante porque ele está fechado e é um público fiel. Mas se você errar esse consumidor não estará mais com você no dia seguinte, você não tem como recuperá-lo”, conta.

Para 2018, esperam um cenário bem mais favorável, com definição política e econômica: “nossa meta até 2020 são 50 novas lojas porque somos muito pé no chão, queremos crescer com qualidade”, finaliza.