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03/10/2017
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O futuro do varejo já começou
Por: Daniela Santos
Fonte: Sem fonte

A loja do futuro já existe e fica no Shopping Villa Lobos, em São Paulo

Enquanto muitos especialistas falam sobre tendências e sobre a loja do futuro, remetendo a futuro médio ou distante, eis que a loja já existe e está em plena operação no Shopping Villa Lobos, em São Paulo. Trata-se da Omnistory, uma “loja laboratório” que integra diversas tecnologias num mesmo ambiente.

A TOTVS é a principal fornecedora de ferramentas tecnológicas e integra, por meio da sua plataforma de gestão, tecnologias como monitores inteligentes –vitrine digital e "gôndola infinita" – câmeras de reconhecimento facial, beacons, etiquetas inteligentes e outras ferramentas.

Omnistory. Foto: Alexandre Martins Xavier

Omnistory. Foto: Alexandre Martins Xavier

Com esses recursos consegue efetivar o conhecido conceito “omnichannel”, permitindo que os consumidores realizem suas compras no ambiente que preferirem (loja física, e-commerce e aplicativo). E, para os gestores, os benefícios chegam em forma de informação relevante sobre os consumidores e sobre os produtos que comercializam.

Por ser um “laboratório”, a loja terá ciclos de quatro meses. Nesse primeiro ciclo, iniciado em agosto, o ponto físico reúne produtos de Saúde, Beleza e Bem Estar de diversas marcas. O próximo ciclo, previsto para janeiro de 2018, terá a presença de uma única marca.

“O consumidor quer experimentar essa experiência omnichannel e o varejista quer entender como utilizar essas ferramentas e soluções para iniciar a jornada de transformação digital”, avalia o vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, Ronan Maia. Ele explica que os varejistas brasileiros ainda têm receio em aderir à tecnologia, não por falta de informação. Porém, muitas vezes é difícil desenvolver e aplicar soluções caseiras – opção de grandes marcas, como Magazine Luiza e O Boticário.

Para esses empresários, a Omnistory é um bom meio de testar um projeto e as soluções mais adequadas aos seus produtos. “Para o consumidor, é natural utilizar esse processo integrado, ele gosta de interagir”, reitera o executivo, convidando os varejistas a visitarem a loja e conhecerem, de perto, cada funcionalidade.

 

Sem caixas e vendedores

A operação de 80 m2 não possui um caixa: os pagamentos podem ser feitos de forma totalmente digital – fator que diminui o tempo de espera e incrementa a experiência do consumidor.

Os displays inteligentes fornecem informações completas sobre cada produto – identificado pela leitura do código de barras por um scanner. Além disso, o cliente pode visualizar todo o mix da marca, como no e-commerce, e solicitar inclusive itens indisponíveis na loja.

E pode escolher como e onde comprar e como e onde retirar as compras. Quer ir na loja e pedir a entrega em casa? Pode. Acha melhor melhor comprar pelo aplicativo e retirar na loja? Também pode. E há, ainda, uma terceira opção: retirar a mercadoria em um “Locker”, localizado no piso térreo do shopping.

Com tantas facilidades para o consumidor, cada gestor pode decidir sobre a quantidade de vendedores presentes em cada turno de operação. No dia da nossa visita, havia três profissionais atendendo os consumidores e apresentando todas as tecnologias presentes na loja.

Ronan Maia, Vice-presidente de produção e varejo TOTVS

“Mais do que reduzir o quadro de funcionários, a integração dessas ferramentas permite que o vendedor tenha muito mais informações sobre o cliente que está atendendo: principalmente os hábitos de consumo. Assim, fica mais fácil aumentar o ticket de médio, oferecendo produtos de maneira customizada”, avalia Maia. Outro benefício: de posse de tantas informações, também consegue cruzar os itens preferidos pelos clientes com aqueles que a marca quer vender, incrementando o relacionamento com o consumidor e o faturamento da rede.

“Nosso principal objetivo é que essas tecnologias atraiam mais consumidores e aumentem o número de vendas”, pontua Ronan Maia.

Os primeiros resultados serão obtidos ao final desse primeiro ciclo. Estima-se que o projeto da Loja Laboratório tenha custado R$ 4 milhões.

Visite a Omnistory:

Shopping Villa Lobos – 2º piso

Endereço: Av. das Nações Unidas, 4777 - Alto de Pinheiros

Das 10h às 22h

 

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