Notícias
Notícias
Confira todas as matérias relacionadas ao varejo de shopping centers.


BUSCA DE NOTÍCIA
ANO:
MÊS:
TIPO:


28/09/2017
Notícias
Franqueado Profissional
Por: Daniela Santos
Fonte: Sem fonte

Fenômeno no setor de franquias, os multifranqueados contribuem para a expansão da rede e a profissionalização do setor

 

Segundo dados do setor de franquias, o número de franqueados que estão optando por abrir mais de uma unidade do negócio. Neste ano, 74,5% das redes alegaram ter multifranqueados em suas operações, o índice anterior, registrado em 2016, foi de 68,5%. E há dois perfis de multifranqueados: os que administram mais de uma operação da mesma e aqueles "multibandeira".

Pense numa franquia como um ponto venda de um produto ou serviço. Tirando a parte técnica – que pode ser vender perfume, fazer bolo, sorvete ou depilação, entre outras – a parte administrativa, financeira e de RH é bastante semelhante. "Por este motivo, quando um franqueado mostra talento para contratar, gerenciar, vender e ainda encantar o cliente, a probabilidade que ele faça isso com qualquer marca é bastante grande", avalia Alexandre Sita, sócio proprietário da Proselling, empresa de consultoria especializada em Franchising.

Ele completa dizendo que para o multifranqueado a grande vantagem está na economia de escala operacional. "Ele pode ter uma pessoa treinada para contratar e recontratar sua equipe, ter processos financeiros unificados, fazer a gestão das metas centralizada além de garantir que o know how absorvido em cada função fica na sua empresa e não apenas no funcionário treinado", diz.

Pedro Almeida, da Franchise Solutions, recomenda ao franqueado instalar as operações na mesma localidade, criando a oportunidade de transitar entre elas. Para o especialista, o multifranqueado consegue "exercer a proteção de mercado, evitando entrada de novos franqueados na sua área de atuação, o multifranqueado consegue também, montar uma central de distribuição para agilizar o processo de abastecimento e faz o rateio das despesas do CD entre as unidades instaladas".

Almeida conta que, no mercado norte americano, existem empresas especializadas em gerir as unidades franqueadas de forma mais profissional, participando apenas da lucratividade do negócio. Ele aponta essa ação como a próxima tendência do setor por ser uma evolução do que já está acontecendo também no Brasil.

Ambos os consultores afirmam que as franqueadoras que não permitem o formato "multifranquias" ou "multibandeiras" acabam perdendo – mercado e faturamento. Acreditam que um franqueado com perfil "operacional", com presença constante no ponto de venda, leva mais tempo para adquirir outras unidades da rede. Quando optam pelo perfil "investidor", "garantem uma rentabilidade média sobre as unidades que ele tem, ou seja não avaliam a franquia de forma individual, mas sim uma média sobre o total das unidades que ele possui", ressalta Almeida.

 

Cases

O modelo de multifranqueado começou com franqueados que cresciam dentro da mesma marca. Entretanto, eles ganharam confiança ao longo do tempo e perceberam um gargalo que é a área geográfica. "Você pode ser o melhor franqueado do mundo, o franqueador não vai tirar outro franqueado para ceder a área para o super multifranqueado. Isto faz com que eles procurem oportunidades em outras marcas", ressalva.

Na Halipar o multifranqueado é muito bem vindo, até porque o Grupo oferece uma diversidade de redes com perfis semelhantes e opções complementares de refeições que podem estar presentes numa mesma praça de alimentação em shopping.

“Podemos oferecer diferentes possibilidade de investimento para quem quer ingressar no mercado de franquias no segmento de alimentação, e ampliar as opções de novos negócios entre os nossos franqueados”, afirma o fundador do Griletto e CEO da Halipar, Ricardo José Alves.

Para o empresário Auro Minhoto, franqueado Montana Grill e Griletto, os investimentos em multimarcas são importantes do ponto de vista estratégico e econômico, tanto em logística quanto no fornecimento de produtos já negociados via franqueadora. “Mantenho duas lojas na mesma praça, e uma acaba protegendo a outra economicamente. Tudo porque trabalho com os mesmos fornecedores e lido com apenas uma franqueadora para obter melhores vantagens de compras”, explica o franqueado Halipar.

Com franquias do Griletto, Montana Grill e Jin Jin, Mario Holtz de Almeida conta que ser um franqueado multimarca Halipar trouxe muitos benefícios para o negócio. “Como mantemos relação com a mesma franqueadora, fica muito mais fácil de resolver as questões do dia a dia. A negociação com os fornecedores também ficou bem melhor. Mantenho as três lojas numa mesma praça de alimentação e isso permite que eu esteja perto e no controle de todas as operações”, afirmou.

 

Cuidados

Quando um multifranqueado, novo entra em uma marca e chega com a proposta de montar várias unidades de uma vez, existe um risco enorme que o franqueador corre. E se ele alcançar o sucesso? Isso pode acontecer. Quando um franqueador erra no processo seletivo de um franqueado que tem apenas uma loja, talvez surja a necessidade de um repasse. Mas se ele tiver um multifranqueado com 5 lojas indo mal? Pode virar um grande pesadelo.

Para evitar esses dissabores, Alexandre Sita recomenda atenção no processo seletivo. "Todas as marcas devem aceitar um multifranqueado com duas condições: 1) Se ele não for franqueado de uma marca concorrente e 2)  depois que ele tenha demonstrado sucesso com a primeira loja", pondera.

Sita acredita que multifraqueado é um empresário de sucesso. Logo ele é otimista, independente, sabe respeitar as regras da franqueadora e sabe se posicionar. Ele é critico o suficiente para exigir melhores condições para operação, mas trabalha muito e faz a sua parte. O multifranqueado, vive o negócio e do negócio.

"Ele está totalmente envolvido na operação e na gestão do negócio. É muito bom em controles financeiros, atento ao controle de custos e tem na sua equipe um forte cultura de metas e vendas", afirma.

E questiona: "Qual a grande diferença dele para o franqueador? Ele não se preocupa muito com a visão de futuro. Ele é rápido e ágil para resolver crises e trazer soluções para problemas presentes", finaliza.

Histórico de notícias
Aguarde! Em breve