Grandvision by Fototica


Ótica

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Número de lojas


 

Próprias:
90

Franquias:
8

No exterior:
6.000


Metragem média das lojas (m2)

 

Funcionários por loja


 

70m² m2

 

4 a 6


Faturamento médio mensal

 

ROI em meses


 

R$ 90.000,00

 

24 meses

Propaganda


 

Taxa (%):
5%

Base de cálculo:
Faturamento bruto


Royalties


 

Há cobrança?
5

Metodologia utilizada:
Faturamento bruto


Investimento


 

Capital para instalação:
R$ 230.000,00

Taxa de franquia:
R$ 50.000,00

Capital de giro:
R$ 140.000,00

Investimento total:
R$ 280.000,00 a R$ 420.000,00


História da franquia


 

A história da FOTOTICA começou em 1920, pouco tempo depois de encerrada a Primeira Guerra Mundial, que deixou a Europa destruída e trouxe para o Brasil levas de imigrantes em busca das oportunidades que o Novo Mundo parecia prometer. Entre eles estava o húngaro Desidério Farkas, um aficionado por instrumentos de precisão e artes gráficas, que fundou a FOTOPTICA no Brasil, filial da empresa húngara Hafa, de propriedade da sua família. Nessa época a fotografia começava a se transformar em hobby popular no Brasil, cada vez mais acessível à maioria das pessoas. A primeira loja da marca, na Rua São Bento, no centro de São Paulo, tinha na fachada o logotipo desenhado por Desidério: uma máquina fotográfica, um olho e um galo, que representava a sua disposição de criar uma empresa “boa de briga”, disposta a “conquistar” o Brasil. O slogan era a “Casa de Criadores” e a pequena loja logo se tornou ponto de encontro entre os amantes da fotografia; centro de referência para quem queria aviar uma receita de óculos ou local adequado para adquirir os primeiros álbuns de fotos e cartões-postais de São Paulo clicados pelo fotógrafo Theodor Preising.
Desde o início nos anos 20, quando já expunha em suas vitrines as grandes novidades da época, como as famosas câmeras Brownie da Kodak e a Leika, de 35 mm, a FOTOPTICA sempre manteve posição de vanguarda, lançando tecnologias e até mesmo criando tendências em fotografia e ótica, como o jornal “Luz e Sombra”, que promovia fotógrafos amadores e concursos de fotografia. As dificuldades econômicas que a Segunda Guerra Mundial causou para o Brasil e o resto do mundo, não impediram que a empresa continuasse crescendo: em 1941 foi inaugurada a segunda loja, na mesma Rua São Bento. No início da década de 1950, a FOTOPTICA deu outro importante passo com o lançamento do tabloide “Novidades Fotoptica”, referência para profissionais e amadores. O sucesso foi tão grande que, em pouco tempo, a publicação mudou de formato e passou a se chamar “Revista da Fotoptica”, sendo a primeira revista de fotografia do Brasil a chegar ao mercado internacional, tamanha sua qualidade.
Assim como a fotografia, a ótica também evoluía a “olhos vistos”: o plástico invadiu o mercado de armações e, na década de 1960 a empresa trouxe da Europa diretamente para suas lojas, a grande novidade do momento, os óculos em estilo “gatinho”. O mundo ficou muito mais colorido e vibrante, e a FOTOPTICA, sempre atenta às novidades, passou a vender também gravadores, amplificadores, caixas acústicas e até toca-discos. Na área de vídeo, a novidade era a Super 8. Na fotografia, era a época das câmeras Rolleiflex, a preferida dos profissionais, e da Olympus Trip, considerada a avó da máquina fotográfica compacta instantânea. Enquanto isto, a empresa continuava a crescer e consolidar seu processo de expansão. A inauguração da loja do Shopping Center Iguatemi em 1967, um gesto de ousadia e confiança para a época, marcou uma nova etapa de crescimento e inovação para a marca. Nos anos 70, as vitrines de suas lojas expunham as enormes armações femininas multicoloridas lado a lado com os modelos masculinos redondinhos, estilo “John Lennon”. A FOTOPTICA entrou na década de 80 espalhando quiosques de revelação de filmes por toda a cidade de São Paulo: em menos de um ano, elas chegaram a 250. Em 1984, os quiosques foram embora e a tecnologia entrou de vez nas lojas, equipada com modernos laboratórios para oferecer revelação rápida de filmes em apenas uma hora. Em 1997, toda a rede já estava apta a aviar receitas de óculos em até uma hora, quando a empresa decidiu investir na modernização e padronização de suas unidades, seguindo a linha revolucionária de exposição ampla dos produtos e autoatendimento. Visando um crescimento mais rápido, o desenvolvimento do processo de franquias teve início em 2000.
No ano seguinte lançou o primeiro mini-laboratório digital do Brasil e introduziu no mercado os serviços de fotografia digital. Nesta época a FOTOPTICA atuava em diversos segmentos de produtos: ótica (óculos de grau, de sol e lentes de contato), foto (câmeras fotográficas, revelação e venda de filmes) e telefonia celular. Em 2005 introduziu no mercado a FOTOPTICA VISION®, primeira linha de marca própria do setor de lentes de contato à venda no país. Pouco depois, em 2007, a empresa foi adquirida pela holandesa GrandVision B.V., um dos maiores grupos de varejo ótico do mundo, que conta com mais de 4.5 mil lojas em 40 países e 19 mil funcionários. Mas, a maior mudança aconteceu no mês de julho de 2009, quando a empresa ganhou novo visual, elimina a letra “p” de seu nome passando a se chamar FOTOTICA e abandona um de seus serviços mais tradicionais: a revelação de fotos. Oferecidos há décadas, os serviços de revelação de fotos acabaram se tornando pouco lucrativos devido à concorrência das redes de hipermercados e sites. O foco, a partir de então, seria a venda de produtos óticos, especialmente os óculos para consumidores da classe média. O processo de mudanças consumiu investimentos de R$ 30 milhões em ações de marketing e na realização de pesquisas de mercado para desvendar o que os brasileiros esperavam de uma empresa ótica. Também foi definido um novo layout de lojas que englobou um espaço especial para crianças, consumidores de lentes de contato e uma ambientação mais minimalista, sem tantos produtos e cartazes de informação. Em cada uma das lojas consultores especializados passaram a ajudar e orientar os clientes a escolher óculos de acordo com o tipo físico, idade e estilo. E a rede investiu na ampliação de produtos de renomadas marcas. Com isso aumentou a exposição em suas vitrines de grifes aclamadas como Armani, Vogue, Ray Ban, Gucci, Prada, Ralph Lauren e Tag Hauer. Outras inovações implantadas foram a central de atendimento ao consumidor via telefone e a implantação de um CRM para fidelizar os clientes. As ações do programa de relacionamento são feitas por meio do novo cartão FOTOTICA MANIA.
Em 2012 a rede inovou ao lançar a “Combótica - os Combos da Fototica”, uma campanha inédita no mercado ótico que integra o uso de 11 combos. A empresa adotou soluções para que o consumidor “peça pelo número”, ou seja, nove combos que combinam armações, óculos solares mais lentes graduadas (óculos completo), mais dois combos para as lentes de contato da marca exclusiva iWear.

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Endereço da matriz

 

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(11) 3175-1407


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